Terça-Feira, 16 de Novembro de 2021 @ 07:29

Panorama: Líderes Rádio Itatiaia, BHFM e Liberdade FM impulsionam a alta do FM mineiro. Jovem Pan FM avança

Belo Horizonte - Extra FM e Antena 1 também auxiliam no crescimento de audiência do rádio na Grande Belo Horizonte

Publicidade

Uma boa notícia para o rádio mineiro: impulsionado por várias estações de formatos distintos, incluindo as líderes, o FM da Grande Belo Horizonte observou um crescimento na média de ouvintes concentrados no meio. Os dados são da Kantar IBOPE Media, empresa que realiza a medição regular de rádio na capital mineira. Acompanhe os destaques da evolução de audiência (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2021):

adstexto

Líderes em alta

Os três maiores volumes de audiência do rádio mineiro auxiliaram diretamente na alta do meio FM na Grande Belo Horizonte. Com isso, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) manteve a liderança isolada nos principais períodos da medição, seguindo acima da marca de 110 mil ouvintes por minuto em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a também posiciona como uma das maiores audiências do rádio brasileiro.

Destaque também para os desempenhos das rádios BH FM 102.1 (popular/hits) e Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo), que aparecem na sequência do ranking FM e também estão entre as maiores audiências do rádio nacional. A BHFM apresentou uma variação positiva em seu índice e, no alcance, é junto com a Rádio Itatiaia as únicas FMs que superam a marca de 1.5 milhãode ouvintes diferentes (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Em filtros de segunda à sexta-feira, a BHFM apresentou uma forte variação positiva de audiência, diminuindo a distância para a Itatiaia.

Outra emissora que também se destacou na medição mineira ao crescer em audiência foi a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop), rádio que tem registrado altas importantes nas medições atualizadas em 2021 e completa o top 5 nos principais períodos da pesquisa. A rádio mantém boa distância para as demais FMs medidas em Belo Horizonte e passou a ser o terceiro maior alcance do rádio mineiro, com mais de 1.3 milhão de ouvintes diferentes em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Antes, a Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) segue com índices de destaque e isolada na quarta colocação geral de períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ela completa a seleta lista de FMs cujo alcance supera a marca de 1 milhão de pessoas diferentes em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), marcas também superadas por Liberdade FM e Jovem Pan FM.

Mais destaques

A 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) continua com um desempenho estável de audiência, o que mantém a rádio muito próxima de uma FM não assinante que aparece logo à frente em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Extra FM 103.9 (popular/hits) registrou mais um avanço em sua média de audiência, cravando a sua melhor marca desde o seu retorno ao dial FM mineiro, ocorrido em junho de 2017. Esse avanço também foi acompanhado pela Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo), estação que aparece logo a seguir e ampliou a sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior.

Uma outra FM não assinante avançou para o top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto pela CDL FM 102.9 (adulto/alternativa). 

Belo Horizonte também conta com outras FMs próximas do top 10, como a Inconfidência FM 100.9 (adulta/educativa), Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-jornalismo) e CBN FM 106.1 (jornalismo).

Veja também:
> Panorama: Extra FM apresenta o maior avanço do top 10. Rádio Itatiaia segue líder de audiência em Belo Horizonte

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


Vista panorâmica da capital mineira / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26415-panorama-lideres-radio-itatiaia-bhfm-e-liberdade-fm-impulsionam-a-alta-do-fm-mineiro-jovem-pan-fm-avanca