Quarta-Feira, 17 de Novembro de 2021 @ 07:32

Levantamento: Migração AM-FM já conta com 817 estações ativas em FM. Goiânia (GO) conhece seus canais

Goiânia - Capital goiana terá a migração AM-FM em FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Canais já estão em consulta pública

Publicidade

Atualizado às 11h29 - O processo de migração das AMs para a faixa FM continua em evolução pelo dial brasileiro. Segundo o levantamento realizado pelo tudoradio.com, que mapeia as migrantes AM-FM já em operação, são 817 estações que completaram o seu processo, número que pode ser maior se considerada algumas das FMs migrantes ativas em eFM (FM estendido). E a lista da migração deve ser novamente ampliada, com Goiânia (GO) conhecendo os canais em FM que serão utilizadas pelas AMs, através de consulta pública da Anatel. Acompanhe os detalhes:

adstexto

Goiânia (GO) é uma das grandes capitais que conseguiram um espaço em FM convencional nesta reta final do processo de migração AM-FM, em um momento que a faixa estendida (eFM, a partir de 76.1 FM) já está ativa em alguns mercados. O mercado goiano tem o mesmo destino de Fortaleza (CE) e Brasília (DF), que não terão suas migrantes AM-FM na nova parte do espectro.

Na semana passada foram revelados os canais para as migrantes de Goiânia. Confira as frequências que estão na consulta pública da Anatel: 88.5 FM (classe A2 de operação), 92.3 FM (A3), 95.5 FM (A2), 100.7 FM (A1) e 101.7 FM (A4). A cidade de Trindade também tem o canal 250 (frequência 97.9 FM, de classe B1) em consulta pública.

Fortaleza já teve os seus canais divulgados e deve ter novidades no processo de migração AM-FM nas próximas semanas. Já Brasília também está em definição para a ocupação do espectro FM por parte das AMs.

Levantamento

A contagem de 817 emissoras originadas no AM que estão ativas em FM conta com estações que passaram a ocupar espaços entre 88.1 FM e 107.9 FM e também aquelas que finalizaram já o processo em eFM (76.1 FM e 87.3 FM). Todos os dados são coletados pela equipe do tudoradio.com e por colaboradores, que sintonizam as emissoras e incluem os seus sinais no guia Dials AM/FM do tudoradio.com.

O Paraná segue como o estado com mais migrantes AM-FM ativas em FM, totalizando 105 estações. São Paulo segue evoluindo e já conta com 98 migrantes ativas no dial FM, número este que pode saltar com o início do uso do eFM (76.1 FM a 87.3 FM) e as emisosras Rádio Convenção FM 106.5 de Itu e Rádio Difusora FM 91.3 de Fernandópolis foram os registros mais recentes. E Minas Gerais também segue próximo, com 95 estações mapeadas pelo guia Dials AM/FM do tudoradio.com.

Veja aqui a lista completa do levantamento, organizada por estados

O Mapa da Atualização, tempo real das mudanças nos dials, acompanha diariamente o que há de novo. Siga!

Ocupação do eFM (faixa estendida)

Das 10 estações que iniciaram a transmissão em eFM a partir de maio deste ano, nove continuam com a operação em caráter científico, mas essa situação deve coincidir com a entrada definitiva dessas emissoras no dial. Nem todas são migrantes AM-FM, sendo abertas novas estações públicas na faixa estendida. Já a Liberdade FM 83.3 de Porto Alegre (RS), por exemplo, foi incluída na lista padrão de migrantes AM-FM ativas em FM.

Recentemente o tudoradio.com organizou uma lista de estações relacionadas à operação em eFM, organizadas entre aquelas que já manifestaram alguma informação pública sobre a migração para a faixa estendida e estações que já estão no ar. Lembrando que a Anatel tem divulgado uma série de consultas públicas e atos relacionados ao eFM. Acompanhe:

Rádios que fizeram alguma campanha sobre futuras estreias em eFM:

Jovem Pan News AM 590 de Santos (SP) -> 76.1 FM
Jovem Pan News AM 1230 de Campinas (SP) ->  85.3 FM
Rádio ABC AM 1570 de Santo André (SP) -> 81.9 FM
Rádio Bandeirantes AM 1170 de Campinas (SP) -> 85.7 FM
Rádio Bandeirantes AM 1270 de Ribeirão Preto (SP) -> 84.9 FM
Rádio Brasil AM 690 de Santa Bárbara D' Oeste (SP) -> 81.9 FM
Rádio Mix AM 770 de Limeira (SP) -> 82.9 FM
Rádio Tropical Gospel AM 1320 de Curitiba (PR) -> 81.3 FM

Faixas já indicadas publicamente e que possuem seus futuros ocupantes indicados:

Jovem Pan News AM 620 de São Paulo -> 76.7 FM
Rádio Bandeirantes AM 840 de São Paulo -> 86.3 FM
Rádio Record AM 1000 de São Paulo -> 77.1 FM

Quem já está no ar:
 
GRU FM / Rádio Cumbica FM 84.7 de Guarulhos (SP) - Originada em 1500 AM
Rádio Banda B FM 79.3 de Curitiba (PR) - Originada em 550 AM
Rádio Capital FM 77.5 de São Paulo - Originada em 1040 AM
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 de São Paulo - Originada em 1210 AM
Rádio Jornal FM 76.1 do Recife (PE) - Originada em 780 AM
Rádio Liberdade FM 83.3 de Porto Alegre (RS) - Originada em 970 AM
Rádio Nova Progresso FM 81.9 de São Leopoldo (RS) - Originada em 1530 AM
Tua Rádio São Francisco FM 79.9 de Caxias do Sul (RS) - Originada em 560 AM

Emissoras não originadas na faixa AM que estão em eFM:

Rádio Nacional FM 87.1 - São Paulo 
Rádio Nacional FM 87.1 - Recife
Rádio Nacional FM 87.1 - Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 - Belo Horizonte 
Rádio MEC FM 87.1 - Brasília

Tome nota: Mercado de rádio conta com várias estações AMs preparando suas estreias no dial eFM

O levantamento do tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 817 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria).

levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária.

Veja também:
Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26422-levantamento-migracao-am-fm-ja-conta-com-817-estacoes-ativas-em-fm-goiania-go-conhece-seus-canais