Sábado, 20 de Novembro de 2021 @ 12:03

Antena 1 passa a contar com skill para caixas de som Google Nest

São Paulo – Desde 2019, rádio já possui sua skill para aparelhos que contam com a Alexa

Publicidade

A Antena 1 FM 94.7 de São Paulo segue investindo para distribuir sua programação em diversas plataformas, sendo pelo dial, internet e também em plataformas digitais. Desta vez, a emissora do formato adulto-contemporâneo anunciou que está com sua skill para as caixas de som Google Nest. No site da rádio, há um tutorial de como ouvir a programação pelo gadget.

adstexto

Com a nova plataforma, a Antena 1 amplia sua presença nas mais diversas formas de distribuição de sua programação. A rádio foi pioneira em disponibilizar sua grade para os aparelhos que contam com a assistente virtual da Amazon, a Alexa.

O Google Nest é um dispositivo no qual tudo que for compatível com o aparelho poderá ser controlado, essencialmente por comando de voz. Essa mini caixa de som tem a inteligência artificial do Google Assistente integrada no sistema. Inicialmente os aparelhos de entrada chamavam de Google Home, mas foi renomeado para Google Nest, e a funcionalidades permaneceram.

Tutorial

No site da Antena 1, há um tutorial sobre o passo a passo de como utilizar a novidade. Como exemplo, basta o comando de voz: "Nest toque Antena 1” e inicie a rádio ao vivo. As frases, como: “Falar com Antena 1” e “Conversar com Antena 1”. No grupo de tecnologia da rádio há um link do Google Assistente que, ao clicar, o usuário será direcionado para a página de download da skill.

Pesquisa aponta crescimento das smart speakers do Google  

O tudoradio.com noticiou em agosto um relatório da empresa de pesquisa Omdia, com sede em Londres, que aferiu os resultados do mercado dos Estados Unidos, este que é considerado o maior para dispositivos como as smart speakers. Segundo os dados, o Google superou a Amazon em cerca de 800 mil remessas, significando um share de 41.8%, contra 33.6% da agora segunda colocada.

Para se ter uma ideia dessa variação, segundo a Omdia, no segundo trimestre de 2020 a liderança da Amazon era de 56.9% no share, contra 32.9% do Google. Ou seja, a variação positiva da nova líder de mercado foi de 47,8% na comparação entre os dois períodos (segundo trimestre de 2021, contra o mesmo período do ano anterior).

Porém, se considerados os resultados dos dois primeiros trimestres de 2021, a liderança segue com a Amazon, com 42% de share (partilha de mercado), contra 37% do Google.


Google Mini, um dos modelos de smart speakers da marca / crédito: depositphotos.com

Veja mais:
> Antena 1 divulga marca expressiva de acessos ao seu streaming de áudio através da Alexa

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26444-antena-1-passa-a-contar-com-skill-para-caixas-de-som-google-nest