Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2021 @ 07:31

Alpha FM lança nova plataforma customizável que integra conteúdo ao vivo de rádio e vídeo

São Paulo - Nova plataforma foi desenvolvida pela rádio e permite que o ouvinte personalize sua experiência ao acessar. Conteúdo ao vivo da Alpha FM ganha versão em vídeo

Publicidade

A Alpha FM 101.7 de São Paulo, emissora de formato adulto-contemporâneo, lançou no final da tarde desta terça-feira (23) a sua nova plataforma digital. Trata-se de um sistema personalizável que coloca o conteúdo ao vivo da estação em primeiro plano, fazendo uma integração do áudio com uma entrega em vídeo. Ou seja, quem acessa a plataforma pode ver imagens do estúdio que são ativadas quando há uma interação com a radialista que está no ar, intercalando com videoclipes (durante a execução de música) e até imagens relacionadas aos comerciais executados pela FM. O visitante também pode modificar elementos da plataforma.

adstexto

Essa transmissão de vídeo da programação da Alpha FM permanece em execução conforme o visitante navega pela plataforma, no formato "Picture-in-Picture" (ou seja, o conteúdo ao vivo é deslocado para o canto da tela, seja no computador ou no celular), mesmo se houver alguma troca de sessão. E também é possível escolher entre o conteúdo ao vivo integrado áudio e vídeo ou apenas o streaming de áudio, disponível no topo da plataforma.

Segundo o que apurou o tudoradio.com, a equipe de desenvolvimento da Alpha FM utilizou o que há de mais recente para a criação de plataformas voltadas à smartphones, tablets e desktop, respondendo de forma automática conforme tipo de dispositivo utilizado pelo ouvinte. E não há atualização de páginas ("refresh"), o que torna a navegação do ouvinte mais confortável e intuitiva.


Acesso à plataforma da Alpha FM em seu formato padrão

Os conteúdos on-demand da Alpha FM, como a plataforma de podcasts, playlists musicais e de vídeos nos canais da rádio (colunistas, lives, entre outros), também estão em destaque logo na primeira parte do novo sistema. As disposições desses conteúdos também podem ser personalizadas pelo usuário, onde é possível escolher o tamanho de cada elemento na tela e também a ordem do que é apresentado. Também há um destaque no topo para o áudio ao vivo via streaming e o conteúdo da Alpha MPB, canal digital lançado em outubro.

Outra curiosidade do sistema é a possibilidade do usuário alterar a aparência da plataforma da Alpha FM, entre temas claro e escuro, algo que tem sido padrão em dispositivos móveis e também em outras aplicações mais recentes. Esta opção está localizada logo no topo da página, em um padrão similar ao que é encontrado nas ferramentas utilizadas pelo Google (mecanismo de busca e no YouTube).


Plataforma da Alpha FM no tema escuro e com o player com sua localização modificada pelo usuário

Novamente sobre o conteúdo ao vivo da Alpha FM, a transmissão em áudio e vídeo contará com elementos visuais dos anunciantes da rádio, conforme o break é executado na grade de programação da estação. Ou seja, a emissora seguirá um modelo que potencializa a publicidade em mais de um sentido, similar ao que ocorre em players de rádios em outros países. As vinhetas e abertura de programas / quadros também contam artes especiais na transmissão por imagens. 

Confira a nova plataforma da Alpha FM: https://www.alphafm.com.br/

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26459-alpha-fm-lanca-nova-plataforma-customizavel-que-integra-conteudo-ao-vivo-de-radio-e-video