Segunda-Feira, 29 de Novembro de 2021 @ 07:31

Anúncios da NAB e da SET sobre eventos presenciais ampliam expectativa do mercado para 2022

São Paulo - Indicadores relacionados à pandemia da covid-19 nesta reta final de 2021 e anúncios de eventos presenciais em 2022 animam a indústria de rádio

Publicidade

Análise - Nas últimas semanas o tudoradio.com repercutiu alguns anúncios feitos por associações do setor de radiodifusão sobre o calendário de eventos programados para 2022. E, a despeito das informações relacionadas à uma nova variante do coronavírus (chamada de ômicron), as notícias sobre os planejamentos presenciais geraram uma grande expectativa entre os profissionais de mídia, vislumbrando um próximo ano como um marco pós-covid-19. As programações indicadas pela SET sobre o SET Expo 2022 presencial, a possível realização do NAB Show 2022 e os indicadores atuais da pandemia no Brasil ampliam essa expectativa de retorno à normalidade. Acompanhe:

adstexto

Essa expectativa atinge profissionais que desejam participar de qualquer evento presencial em 2022 e também aqueles que não pretendem frequentar qualquer feira ou congresso, já que as programações anunciadas também são encaradas como um "termômetro" sobre a situação de momento da pandemia e dos movimentos no setor de mídia. A expectativa, segundo profissionais ouvidos pelo tudoradio.com, é de um 2022 mais previsível, mesmo com os desafios relacionados ao cenário econômico e político para o próximo ano.

O otimismo também vem de outros fatores, como uma maior movimentação comercial nas empresas de mídia nesta reta final de 2021 (com a expectativa de que não seja apenas uma demanda que estava represada pela pandemia), como também a possibilidade das emissoras contarem com o retorno de eventos na área de entretenimento, mais possibilidades de ações comerciais presenciais, entre outros pontos que sempre foram comuns nos planejamentos das estações e dos profissionais.

Desde o começo de 2021, o tudoradio.com vem destacando que "a vacinação contra a covid-19 seria um ponto chave para a retomada das atividades", visão compartilhada por executivos da indústria de rádio nos Estados Unidos e na Europa. Agora, nesta reta final de ano, o Brasil encontra uma situação mais confortável nos indicadores da pandemia e, como ponto principal para um otimismo com 2022, o processo de vacinação contra o novo coronavírus avançou com a adesão da população. 

O primeiro grande evento nacional da área de radiodifusão já tem sua versão presencial confirmada: SET Expo 2022, agendado para os dias 22 e 25 de agosto, no Expo Center Norte de São Paulo. Possivelmente outros eventos regionais e também nacionais poderão aparecer antes e depois do SET Expo, conforme ocorra uma confirmação das condições favoráveis para a retomada de agendas de feiras e congressos presenciais. 

De legado positivo do período da pandemia da covid-19 nas programações de feiras e eventos do setor está a disponibilidade dos materiais de painéis e feiras de forma on-line. Até o presente momento, todos os anúncios sobre as edições presenciais também mantiveram opções de acesso virtual. Isso amplia o alcance do acesso desse tipo de informação e discussão à mais pessoas, algo que é positivo no processo de profissionalização do setor.

Otimistas, mas de olho...

É claro que, em algum grau, há um receio de como será a dinâmica de 2022 por parte dos profissionais da indústria de mídia, manifestado em notícias como os cancelamentos de festas de carnaval em várias cidades do interior de São Paulo. Há ainda uma preocupação se a situação que hoje é vista na Europa poderá afetar de alguma forma a rotina de trabalhos e lazer no próximo ano.

Outro fator de preocupação, que causou um pânico no mercado financeiro na última sexta-feira (26), é relacionada à ômicron, nova variante do coronavírus que já está em três continentes e tem um número extremamente alto de mutações, algumas delas preocupantes, segundo a OMS. Mas, conforme apuração do tudoradio.com entre profissionais de mídia, ainda é cedo para qualquer ação que reverta um calendário mais presencial do setor no próximo ano. A conferir.


Registro da abertura do SET Expo 2019, último evento presencial realizado pela SET / crédito: tudoradio.com

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26483-anuncios-da-nab-e-da-set-sobre-eventos-presenciais-ampliam-expectativa-do-mercado-para-2022