Terça-Feira, 30 de Novembro de 2021 @ 07:29

Panorama: Continental FM retorna para o top 3 em Porto Alegre. Rádio Gaúcha segue líder

Porto Alegre - Em filtros gerais, top 5 tem nova configuração com Atlântida FM e Rádio 92 FM entre os destaques. Rádio Caiçara segue vice-líder isolada e Rádio 88,7 FM salta em audiência

Publicidade

Porto Alegre e região metropolitana acompanhou na primeira quinzena do mês mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM gaúcho registrou alta em relação à medição anterior, valor este que é superior aos dados das últimas três atualizações. Várias estações impulsionaram esse avanço, inclusive com mudanças no top 5 de audiência em filtros gerais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2021):

adstexto

Novidades no top 3 e top 5

A Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) foi um dos destaques da atual medição de audiência ao aparecer na terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso foi possível após a emissora controlada pela Rede Pampa apresentar uma boa variação em sua média de ouvintes por minuto. Porém a disputa pela posição continua acirrada, já que três FMs aparecem logo a seguir em filtros gerais.

Essa lista é puxada pela Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), que está em quarto geral e na liderança em seu segmento. A emissora também é seguida de perto pela Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits, que manteve a sua condição no top 5) e pela 104 FM 104.1 (popular/hits, que estava no top 3 na medição anterior e segue próxima de suas concorrentes), considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Antes, a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) continua sozinha na liderança geral de audiência em Porto Alegre e região metropolitana, ampliando a sua média na comparação com a pesquisa anterior. Isso eleva também o teto da medição. 

A Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) também está isolada em sua colocação e elevou sua média de audiência na comparação com os dados da medição anterior. A estação segue sozinha na vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da pesquisa.

Mais destaques

A Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) de Novo Hamburgo foi um dos principais destaques da atual pesquisa. A emissora, que já vinha de um desempenho mais expressivo em filtros comerciais (segunda à sexta-feira) e na região metropolitana, saltou em audiência e agora é a FM posicionada de forma mais próxima do pelotão que disputa colocações no top 5.

Na sequência, bem próximas da 88,7 FM, uma FM não assinante puxa a fila no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo, que elevou sua média de audiência), Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) e Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativo, que também variou de forma positiva). Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) aparece logo a seguir.

Também é destaque o avanço da Eldorado FM 104.9 (popular/hits), emissora que cravou a sua melhor marca de audiência desde o seu retorno ao dial FM gaúcho, ocorrido em julho de 2019. A estação aparece um pouco mais próxima da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo). E, logo na sequência, o ranking conta com a Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop), que manteve o seu novo patamar de audiência (mais elevado do que a sua média histórica na atual frequência).

Veja também:
> Panorama: Atlântida FM e Rádio 92 avançam no top 5 de audiência. Rádio Gaúcha segue líder em Porto Alegre

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Panorama vista para a Porto Alegre com Gasometro - Lago Guaiba / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26490-panorama-continental-fm-retorna-para-o-top-3-em-porto-alegre-radio-gaucha-segue-lider