Quinta-Feira, 09 de Dezembro de 2021 @ 07:30

Panorama: Band FM dispara em audiência na Grande São Paulo. Rádio renova sua melhor marca desde 2018

São Paulo - Transcontinental FM sustenta a vice-liderança geral, mesmo com avanço da Alpha FM. Nativa FM leva vantagem no comercial. Massa FM e Play FM renovam suas melhores marcas

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização geral dos dados de audiência no meio na capital paulista e região metropolitana. E a notícia é muito positiva: o universo de ouvintes foi ampliado pela terceira vez consecutiva, fazendo com que o volume de audiência do FM paulistano atinja o seu melhor nível desde 2018, valor visto no trimestre maio a julho daquele ano. Vários destaques foram registrados. Acompanhe (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2021):

adstexto

Líderes em destaque

A Band FM 96.1 (popular/hits) foi um dos principais destaques da atual medição de audiência por dois motivos: manteve com facilidade a liderança geral nos principais períodos da pesquisa e viu seu índice crescer de forma expressiva na comparação com as últimas pesquisas realizadas. Para se ter uma ideia, o avanço da Band FM jogou o teto da medição para um nível que não era visto desde o meio do ano passado, algo que fez com que a líder abrisse boa vantagem para as demais FMs medidas na Grande São Paulo.

Também é destaque a manutenção da vice-liderança de audiência por parte da Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), emissora que saltou para a posição no filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da medição passada. A 104.7 FM apresentou mais um avanço em sua média de ouvintes por minuto, o que a fez defender sua colocação contra a Alpha FM 101.7 (rádio de formato adulto-contemporâneo que também cresceu em audiência e completa o top 3 em filtros como o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

A Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) manteve a alta adquirida na pesquisa anterior em filtros gerais e está bem próxima do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Mas quando o assunto é filtro comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) a 95.3 FM salta para a vice-liderança geral, período este que contou com um forte avanço no índice da Nativa FM.

Por fim, sobre o top 5 de audiência, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) se destacou ao avançar em audiência na comparação com a pesquisa anterior, estando também próxima do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Top 10 movimentado

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), as emissoras Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) variaram de forma positiva na medição de audiência e diminuíram a distância que a separam do top 5 nos filtros gerais. A 88.1 FM inclusive foi um dos principais destaques da atual medição, ao registrar um avanço consistente em sua média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior.

A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes da pesquisa, como no período comercial. A estação se mantém em um patamar mais elevado de audiência na comparação com os valores do primeiro semestre deste ano.

Também é destaque a grande disputa de colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) no complemento do top 10. A 105 FM 105.1 (popular/esportes) puxa a fila que não está distante da 89, sendo seguida por Kiss FM 92.5 (adulto/rock, que avançou para o top 10 em filtros gerais como o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional). Devido a grande proximidade entre as FMs, a sequência após a 89 é alterada em filtros como o comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), com a Novabrasil puxando a fila.

Mais destaques

Em alta de audiência, a Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) puxa mais uma fila de rádios que registraram valores muito próximos de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida por Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes). 

A Massa FM 92.9 (popular/sertanejo) renovou a sua melhor marca de audiência na Grande São Paulo e ganhou mais duas colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com a pesquisa anterior, tendo a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) logo na sequência. No comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) o resultado da Massa FM é ainda melhor, aproximando a rádio do top 15 de audiência.

Outra emissora que renovou a sua melhor marca de audiência na atual medição foi a Play FM 92.1 (adulto/popular), rádio que ganhou uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também aparece próximo ao bolo puxado pela Massa FM no ranking de audiência. No comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), a Play FM também ganha mais posições.

Veja também:
> Panorama: Transcontinental assume a vice-liderança. Metropolitana FM e Gazeta FM avançam. Band FM segue líder em São Paulo
> Panorama: Rádio de São Paulo atinge seu maior patamar dos últimos dois anos. Seis FMs superam os 2 milhões em alcance

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Panorama das torres de rádio da Avenida Paulista / Crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26544-panorama-band-fm-dispara-em-audiencia-na-grande-sao-paulo-radio-renova-sua-melhor-marca-desde-2018