Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2022 @ 07:29

Panorama: Rádio Melodia amplia liderança de audiência no Rio de Janeiro. Positividade FM avança para o top 10

Rio de Janeiro - FM O Dia, JBFM e Super Rádio Tupi seguem com números históricos de audiência. BandNews FM, Catedral FM e CBN ampliam seus volumes

Publicidade

O mercado carioca acompanhou a primeira atualização de 2022 da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, mas que ainda é referente ao último trimestre de 2021. No geral, o FM carioca segue em elevado volume de audiência, com leve oscilação negativa na comparação com a pesquisa anterior. Vários destaques foram observados, inclusive com uma novata no dial já avançando para o top 10. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro à dezembro de 2021):

adstexto

Líder mais isolada e sem mudanças no top 5

A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) foi novamente um dos principais destaques da medição de audiência no Rio de Janeiro. A emissora repetiu o que havia acontecido na pesquisa anterior e ampliou novamente a sua média de audiência, chegando agora a superar a marca dos 240 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso amplia a vantagem da Melodia para as demais FMs medidas no Grande Rio de Janeiro, além de manter a rádio com facilidade como o maior volume de audiência do país (considerando apenas um canal de FM).

Na sequência, a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) continua isolada na vice-liderança geral e com um elevado volume de audiência, ainda em patamar acima do que vinha registrando no período mais agudo da pandemia da covid-19. A FM O Dia também segue com o maior alcance do rádio do Rio de Janeiro, liderando nesse quesito. 

A JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) também se destaca ao manter a sua colocação no top 3 da audiência do Rio de Janeiro e por sustentar o segundo maior alcance do rádio carioca, o que a posiciona entre os maiores alcances do rádio brasileiro. A emissora é seguida pela Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) no ranking de audiência, estação que fecha a lista das 4 FMs de maior audiência do país.

Por fim, a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) completa o top 5 nos principais períodos da pesquisa, estando isolada nessa condição.

Mais destaques

A sequência do ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) segue com duas estações isoladas em suas respectivas colocações: a primeira é a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits), que segue com boa vantagem para a sequência do ranking FM e em patamar mais elevado de audiência em relação às médias de anos anteriores. E a Rádio Mix FM 102.1 também se destaca ao manter um elevado volume de audiência, liderança em seu formato e por estar isolada em sétimo geral.

A grande novidade no ranking FM carioca fica por conta da Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop), emissora que sequer completou 1 ano no ar (entrou em expectativa a partir de fevereiro do ano passado e estreou em definitivo em abril, mas fechando sua grade atual a partir de agosto). A estação já aparece na nona colocação geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), apresentando também a maior variação percentual entre as 10 primeiras colocadas. A Positividade FM está posicionada bem próxima da SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo), rádio que sustenta a oitava colocação geral.

A sequência do ranking FM também é de avanços: a BandNews FM 90.3 (jornalismo) também variou de forma positiva na pesquisa e sustenta a sua presença no top 10 carioca, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Também é destaque a forte variação positiva da Catedral FM 106.7 (religiosa/católica), estação que se mantém próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e apresentou a maior variação positiva percentual entre as FMs medidas. É acompanhada de perto pela CBN FM 92.5 (jornalismo, que também está em alta e em novo patamar de audiência) e pela Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo-esportes).

Veja também:
> Panorama: Rádio Melodia cresce e abre vantagem na liderança de audiência no Rio de Janeiro. FM O Dia e JB FM seguem no top 3

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Panorâmica do Rio de Janeiro / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26708-panorama-radio-melodia-amplia-lideranca-de-audiencia-no-rio-de-janeiro-positividade-fm-avanca-para-o-top-10