Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2022 @ 13:05

Ministério das Comunicações autoriza migração AM-FM de mais seis emissoras em cinco estados

Brasília – Estado de São Paulo terá mais duas emissoras AM operando no dial FM. Pará, Ceará, Goiás e Santa Catarina terão uma cada

Publicidade

O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou nesta quarta-feira (12) a liberação de migração AM-FM para mais seis emissoras em cinco estados. Duas estações estão no estado de São Paulo, além de Santa Catarina, Goiás, Ceará e Pará com uma estação cada. A transição atende uma demanda das próprias emissoras AM, que em grande parte sofrem com a perda de audiência, são mais suscetíveis a ruídos e interferências – em especial nos grandes centros urbanos – e arcam com custos elevados (de energia, por exemplo) para a manutenção das estações.

adstexto

A autorização do MCom permite a adaptação da outorga de rádios em Altamira (PA), Tauá (CE), Aparecida de Goiânia (GO), Blumenau (SC), Guarujá (SP) e São Manuel (SP), que poderão transmitir em FM. Os extratos dos termos estão no Diário Oficial da União (DOU).

"Nossa intenção é assegurar que essas e outras emissoras possam continuar a prestação dos serviços no FM, não apenas ampliando o alcance da atividade, mas também diversificando o conteúdo e aumentando a concorrência", revela Maximiliano Martinhão, secretário de Radiodifusão do MCom.

Vale ressaltar que a celebração dos termos não altera o prazo original de vigência de cada outorga. A pasta está dedicada à meta de concluir o processo de migração em 2022.

As emissoras autorizadas a transmitir na faixa estendida poderão ficar cinco anos operando de forma simultânea, tanto em AM quanto em FM. Já as que irão operar na faixa convencional (88 FM a 108 FM) terão seis meses de transição nas duas faixas.

Migrantes

Veja abaixo a lista das novas migrantes AM-FM, segundo levantamento realizado pela equipe do tudoradio.com:

Ceará

Rádio Cultura dos Inhamuns AM 1100 de Tauá migra para 98.9 FM classe B2.

Goiás

Rádio Caraíba / Deus é Amor AM 960 de Aparecida de Goiânia irá para 102.5 FM classe A3.

Pará

Rádio Rural AM 670 de Altamira irá para 99.1 FM classe B1.

Santa Catarina 

CBN AM 820 de Blumenau irá para 88.1 FM classe A4.

São Paulo

Rádio Guarujá AM 1550 de Guarujá irá para 104.9 FM classe A4.
Rádio Nova São Manuel AM 1420 irá para 88.7 FM ou 102.5 FM classe C

Com informações do Ministério das Comunicações e colaboração Luiz Fernando

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26719-ministerio-das-comunicacoes-autoriza-migracao-am-fm-de-mais-seis-emissoras-em-cinco-estados