Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2022 @ 07:31

Panorama: Massa FM segue líder e Caiobá FM avança para o top 3. Banda B aparece na medição FM de Curitiba

Curitiba - 98 FM, Jovem Pan FM, Mundo Livre FM e Transamérica também estão entre os principais destaques da pesquisa de audiência

Publicidade

O rádio está em alta em Curitiba quando o assunto é audiência, segundo a última pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. O meio FM local apresentou um crescimento consistente em sua média de ouvintes por minuto quando comparado com a medição passada, elevando o rádio curitibano para um patamar superior às médias que são registradas com frequência desde 2017. A maioria das estações medidas auxiliaram diretamente nessa alta. A outra novidade é o aparecimento da primeira eFM (estação em FM estendido) como assinante da pesquisa. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2021):

adstexto

Líderes em alta e novidade no top 3

Os maiores volumes de audiência do rádio curitibano ajudaram diretamente na alta do rádio local. A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo), líder isolada desde 2020, foi uma das emissoras que impulsionaram o meio ao variar de forma positiva em audiência nos principais períodos da medição. Esse avanço auxiliou a líder a defender a sua condição de isolada no topo, já que a 98 FM 98.9 (popular/hits) também apresentou um crescimento consistente de audiência, sendo o melhor número obtido pela vice-líder geral desde a virada para o segundo semestre de 2021.

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) também auxiliou diretamente nessa alta do FM curitibano e, de novidade, retomou a terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora ficou fora do top 3 em filtros gerais nas duas últimas medições, cedendo espaços para a sua "irmã de grupo", a Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo). Agora, mesmo com a estabilidade em patamar histórico da 105.5 FM, a Caiobá recuperou a sua condição no top 3.

Também foi destaque o novo avanço observado na média de audiência da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), estação que aparece novamente um pouco mais próxima das FMs que disputam uma colocação no top 3 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 103.9 FM vem de uma sequência positiva consistente de audiência, ampliando a sua média conforme a pesquisa é atualizada.

A Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) é a emissora mais próxima do top 5 nos principais períodos da pesquisa e registrou um crescimento consistente de audiência na comparação com a pesquisa anterior. O volume atual da 93.9 FM é um dos mais altos a serem registrados pela rádio, também sendo o seu índice mais elevado nas últimas cinco atualizações.

Mais destaques

A sequência do ranking FM em filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Clube FM 101.5 (popular/hits) e uma FM não assinante da pesquisa, estações que aparecem com valores superiores aos índices registrados na medição passada.

Destaque para a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), rádio que segue evoluindo bem em audiência e cravou uma de suas melhores marcas recentes de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 100.3 FM já aparece mais próxima da Clube FM do que das emissoras que aparecem na sequência do ranking de audiência.

eFM assinante de pesquisa em destaque

A pesquisa da Kantar IBOPE Media já tem mostrado os volumes de audiência registrados por estações em eFM (FM estendido) em praças como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, mas na maioria dos casos indicando como "não assinantes da pesquisa". No ar desde o final de maio passado, a Rádio Banda B FM 79.3 passou a aparecer como uma assinante da medição FM. E o resultado pode ser considerado um case para a faixa eFM: a 79.3 FM já aparece em disputa pela décima colocação nos principais períodos da pesquisa, sendo a média mais próxima da BandNews FM 96.3 (jornalismo), estação que completa o top 10.

Vale destacar que o valor relacionado à Banda B não considera a soma com a faixa AM, onde a rádio ainda opera em 550 AM. Neste caso, segundo a pesquisa, é a média de audiência concentrada na nova sintonia, a 79.3 FM.

Veja também:
> Panorama: 98 FM e Jovem Pan FM avançam em Curitiba. Massa FM segue líder e Ouro Verde FM no top 3

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Fachada do Museu Oscar Niemeye (MON), em Curitiba. Crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26747-panorama-massa-fm-segue-lider-e-caioba-fm-avanca-para-o-top-3-banda-b-aparece-na-medicao-fm-de-curitiba