Quarta-Feira, 02 de Fevereiro de 2022 @ 07:31

O Rádio Hoje | Rádios dos EUA colecionam recordes de audiência em festas de fim de ano. Nielsen destaca os formatos mais ouvidos

São Paulo - Rádios de formato adulto-contemporâneo atingiram seu maior nível de audiência nos últimos 10 anos se considerado o período de festas de fim de ano

Publicidade

Em janeiro o tudoradio.com havia destacado uma prévia dos dados de audiência do rádio norte-americano antes das festas de fim de ano, indicando que o FM caminhava novamente para ser  trilha sonora de Natal nos Estados Unidos. Dito e feito: as emissoras de formato adulto-contemporâneo, que mudam suas programações para essa época do ano, atingiram o seu maior nível de audiência ao comparar os dados da última década. A Nielsen Audio, responsável pela medição, também consolidou a participação de cada formato de rádio na composição da audiência local em 2021. Acompanhe os detalhes:

adstexto

O recorde de audiência das rádios de formato adulto-contemporâneo foi destacado pelo portal norte-americano Inside Radio, que informou que "a música de Natal pagou dividendos de audiência em 2021, em níveis não vistos nos últimos dez anos entre pessoas de 18 a 34 e 25 a 54 anos, com base na análise do Inside Radio", utilizando os dados PPM (Portable People Meter) da Nielsen. A participação do formato foi de 14.2% nas festas de fim de ano de 2020 para 14.5% em 2021.

O tudoradio.com já havia chamado a atenção para esse avanço. No mês passado o portal indicou alguns exemplos, como a Lite FM 106.7 de Nova York, rádio que em dezembro já estava disparando em audiência e superando um alcance de 3 milhões de pessoas diferentes para aquele período. No consolidado das festas de fim de ano (Dia de Ação de Graças e Natal), a rádio nova-iorquina rompeu a barreira dos 4.4 milhões de pessoas em seu alcance máximo. 

Já a KOST FM 103.5 de Los Angeles superou os 3.5 milhões, pulando para a segunda posição geral em alcance nos EUA para o período. E a Lite FM 93.9 de Chicago chegou a marca de 2.5 milhões em alcance, encostando na Z100 FM 100.3 de Nova York (dona do terceiro maior alcance do rádio dos Estados Unidos nesse período, rádio que costuma ficar na vice-liderança neste quesito) e superando a KTU FM 103.5.

"Comparando as pesquisas de férias de 2020 e 2021 da Nielsen (a última cobrindo o período de 9 de dezembro a 5 de janeiro), o AC (adulto-contemporâneo) foi um dos seis formatos que mostraram um crescimento de participação ano a ano de três décimos de um ponto de participação ou mais", destaca a reportagem do Inside Radio.

+ Números de dezembro apontam que o rádio segue como trilha sonora de Natal nos EUA

E no geral de 2021?

A Nielsen Audio também consolidou a participação de cada formato no total da audiência anual nos Estados Unidos. E o "News/Talk" continua disparado na liderança, com 11% do share de audiência (leve oscilação negativa em relação à 2020, ano eleitoral e de fase aguda da pandemia nos EUA, onde registrou 11.3%). Os níveis são bem mais elevados do que em 2019, quando o formato liderou com 9.5%.

Já o adulto-contemporâneo se sustenta na vice-liderança entre os formatos, com 8.5% em 2021, contra 8.2% em 2020. E é seguido pelo Country (6%), Classic Hits (5.6%), Pop CHR (5.2%), Adult R&B (5.1%), Classic Rock (5%), HOT AC (4.5%) e All Sports (4%). 

"Apenas três formatos mostraram um crescimento significativo de participação em relação ao período pré-covid-19 (2019): News/Talk (9,5-11,0), R&B Adult (4,7-5,1) e Contemporary Christian (2,6-3,0)", destaca a análise do Inside Raido. Já na direção oposta, segundo os dados da Nielsen, considerando a comparação 2019 com 2021, estão formatos como o Country (6,6-6,0), CHR (6,4-5,2), Hot AC (5,0-4,5), Hip-Hop/R&B (3,5-2,7) e Rhythmic CHR (2,5-1,8). 


Lista da participação de cada formato entre os anos 2019, 2020 e 2021 / Fonte: Nielsen Audio PPM e Inside Radio

O que isso significa?

Mesmo com a maior oferta de formatos de mídia, principalmente no digital, o rádio continua mantendo números expressivos nos principais mercados internacionais e também alguns hábitos tradicionais importantes para o setor, como a busca pelos formatos natalinos nos Estados Unidos (país que conta com uma oferta mais madura de serviços de áudio e mídia). Vale recordar que o rádio norte-americano, dependente mais de deslocamentos diários (algo que foi impactado durante a pandemia da covid-19), tem recuperado o seu desempenho tradicional.

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

+ Rádio dos EUA atinge hoje o maior nível de escutas desde o início da covid-19 

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Nielsen Audio e Inside Radio

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26824-o-radio-hoje-radios-dos-eua-colecionam-recordes-de-audiencia-em-festas-de-fim-de-ano-nielsen-destaca-os-formatos-mais-ouvidos