Quarta-Feira, 09 de Fevereiro de 2022 @ 07:31

Panorama: Jovem Pan FM e 89 FM A Rádio Rock disparam em audiência. Band FM segue líder em São Paulo

São Paulo - Alpha FM, 105 FM, Antena 1, Rádio Mix FM e Kiss FM também apresentam crescimentos consistentes. Play FM bate novo recorde e Transcontinental FM mantém vice-liderança de audiência

Publicidade

O rádio de São Paulo continua colecionando resultados positivos e mantém sua tendência de alta. A afirmação é baseada na mais recente atualização dos dados de audiência obtidos pela Kantar IBOPE Media, empresa que afere e mede o consumo de rádio no mercado paulistano. Trata-se da quinta alta consecutiva de audiência no rádio de São Paulo, renovando a melhor marca desde 2018 (medição de maio a julho de 2018, conhecida pelo mercado em agosto daquele ano). Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2021 a janeiro de 2022):

adstexto

Altas no top 5

A Band FM 96.1 (popular/hits) não tem visto mudanças significativas em sua média de audiência nas últimas duas pesquisas. Melhor para a emissora, que assim mantém a sua considerável vantagem para as demais FMs no ranking de audiência e está muito próxima de comemorar 7 anos na liderança na Grande São Paulo. Em março de 2021 a emissora iniciou campanhas relacionadas aos 6 anos nessa condição, ou seja, é muito improvável que a 96.1 FM não tenha que atualizar essa contagem de destaque.

Na sequência, considerando principalmente o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) apresentou mais uma variação positiva de audiência e defendeu a vice-liderança geral de audiência, condição obtida pela quarta vez consecutiva. E a FM popular é acompanhada de muito perto pela Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), emissora que apresentou mais um crescimento de audiência e está na disputa pela vice-liderança geral.

Um dos principais destaques da pesquisa ficou com a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), emissora que manteve a tendência de alta em sua média de audiência ao apresentar um consistente crescimento na medição atual. Isso a posicionou na quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando próxima também da disputa pela vice-liderança geral. Estável, a Nativa FM 95.3 (popular/romântica-sertaneja) também aparece bem próxima desse "bolo", completando o top 5.

Devido a grande aproximação entre as concorrentes, em filtros comerciais como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a Nativa FM pula para a vice-liderança geral.

Movimentações no top 10

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) segue isolada em sexto geral, tendo agora a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) na sequência. A 89 apresentou uma consistente variação de audiência, sendo o melhor número obtido pela FM na comparação com os dados registrados na reta final de 2021. A emissora também tem a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) logo na sequência, situação também observada em filtros comerciais.

Também é destaque os desempenhos de audiência da Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) na atual medição de audiência, rádios que completam o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No caso do 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), a 94.7 FM aparece muito próxima da 89 e da Metropolitana, ganhando uma posição em relação ao filtro geral.

Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e Kiss FM 92.5 (adulto/rock) também se destacaram na pesquisa atual ao apresentarem altas consistentes de audiência, o que proporcionou ganhos de posições para as duas FMs no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No recorte comercial, a Mix avança para o top 10 (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). A Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) aparece logo na sequência, estando ainda mais próxima em filtros comerciais.

Mais destaques de audiência

BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparecem na sequência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissoras que registraram médias bem próximas e cresceram em relação à pesquisa anterior. 

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) cravaram médias muito próximas, com a segunda registrando um desempenho melhor em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Quem começa a se aproximar desse bolo no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a Play FM 92.1 (adulto/popular), rádio que renovou a sua melhor marca de audiência em São Paulo e região metropolitana. A estação é seguida pelas emissoras Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), estações que também ampliaram as suas médias de audiência na comparação com a pesquisa anterior.

Veja também:
> Panorama: Rádio de São Paulo crava mais uma alta de audiência e renova melhor marca desde 2018
> Panorama: Rádio de São Paulo continua crescendo em alcance. Seis FMs seguem acima dos 2 milhões de ouvintes

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Imagem panorâmica da Avenida Paulista, sede da maioria das FMs de São Paulo. O MASP está em destaque / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26863-panorama-jovem-pan-fm-e-89-fm-a-radio-rock-disparam-em-audiencia-band-fm-segue-lider-em-sao-paulo