Terça-Feira, 22 de Março de 2022 @ 13:17

Mercado publicitário brasileiro avança em 2021. Rádio cresce mais de 23%, segundo Cenp-Meios

São Paulo – Mesmo com efeitos da pandemia da covid-19, o meio rádio apresentou crescimento acima de 23,6% em relação ao período passado

Publicidade

O Meio & Mensagem divulgou mais um resultado do balanço Cenp-Meios, que analisa o mercado publicitário no Brasil. Segundo as informações, o setor apresentou um crescimento importante no ano passado, mesmo enfrentando a crise causada pela pandemia do coronavírus. O avanço da imunização no País e a retomada das atividades econômicas animaram a indústria publicitária e reaqueceram os investimentos em compra de mídia. O meio rádio apresentou um crescimento de mais de 23% em relação a 2020.

adstexto

Segundo as informações, foram consultadas 298 agências de publicidade em todo o Brasil, que reportaram seus faturamentos. Em 2020, por exemplo, foram 217 agências que participaram da pesquisa. No ano passado, o investimento em mídia realizado por seus clientes totalizou o montante de R$ 19,7 bilhões. 

Já no ano anterior, em que começou a pandemia do coronavírus, as agências participantes do Cenp-Meios reportaram investimentos em mídia de R$ 14,2 bilhões, o que faz com que o faturamento de 2021 seja 38,8% superior ao do ano anterior. Quando em comparação com o ano de 2019, a indústria de publicidade no Brasil mostra recuperação superando o patamar dos negócios do período pré-pandemia. 

O meio Rádio cresceu 23,6% em 2021 em relação a 2020. E o destaque do relatório do Cenp-Meios em 2021 foi para o expressivo crescimento do meio Internet, cuja movimentação em compra de mídia cresceu 74,2% de um ano para outro, conferindo ao Digital o maior share da história do painel: 33%.

Relacionadas:
> Rádio do Reino Unido registra receita histórica em 2021
> Três dos maiores grupos de rádios dos EUA continuam divulgando resultados positivos

Em termos de faturamento, todos os meios categorizados pelo painel tiveram aumento em comparação com 2020. Essa expansão, no entanto, só foi suficiente para ampliar o share da Internet e da TV Paga.

Com informaçõe do Meio & Mensagem

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27078-mercado-publicitario-brasileiro-avanca-em-2021-radio-cresce-mais-de-23-segundo-cenp-meios