Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2009 @ 20:19

Plantão Extra: Cultura FM anuncia trabalhos com tecnologia IBOC

Uberlândia – Emissora realizou hoje o lançamento de sua estrutura de rádio digital

Publicidade

Hoje é o Dia do Rádio e um fato surpreendente ocorreu no Triângulo Mineiro. Na presença do Ministro das Comunicações Hélio Costa, a Cultura FM 95.1 de Uberlândia anuncia que iniciou os trabalhos com a tecnologia IBOC de rádio digital. Em resumo: a Cultura FM está sendo considerada a primeira e única rádio digital do país.

Sem a escolha oficial do padrão, a emissora mineira passa a adotar o nome de Rádio Cultura Digital, transmitindo pelo sistema IBOC, padrão norte-americano. A estação que pertence à Rede Integração passa a transmitir na mesma freqüência (95.1 FM) três programações para públicos diferentes. Ou seja, serão praticamente três emissoras de rádio em uma só e com a qualidade de som de CD.

Ainda não existem receptores digitais do padrão IBOC comercializados no Brasil e segundo o portal Mega Minas.com, o ministro Hélio Costa garantiu que vai trabalhar para popularizar o produto. Outra questão que gera polêmica é a não definição oficial do padrão de rádio digital no país, aguardada para o final do ano. Várias emissoras de São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, entre outras localidades, realizaram ou estão realizando testes.

A definição do padrão é aguardada para o final do ano e a Cultura FM está em uma fase experimental da tecnologia, já que não existem receptores suficientes para popularizar o produto. Resta saber também como será a adesão da tecnologia por parte de outros radiodifusores, já que o custo da tecnologia é elevado, além da manutenção de mais de uma programação em uma mesma faixa de frequência.

Comente sobre o assunto acessando o fórum do Tudo Rádio.com. Clique aqui.

Colaboraram com a redação: Marcel Martins e João Carlos

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/2713-plantao-extra-cultura-fm-anuncia-trabalhos-com-tecnologia-iboc