Segunda-Feira, 25 de Abril de 2022 @ 07:31

Levantamento: Migração AM-FM supera a marca de 850 estações ativas em FM e mapeadas pelo tudoradio.com

São Paulo - São 855 estações mapeadas em FM que foram originadas na faixa AM. Emissoras estão ocupando as faixas convencional e estendida do dial

Publicidade

Segue em evolução o processo de migração das AMs para a faixa FM pelo dial brasileiro. Segundo o levantamento realizado pelo tudoradio.com, que mapeia as migrantes AM-FM já em operação, são 855 estações que completaram o seu processo até o fechamento deste texto. As emissoras originadas na faixa AM estão ocupando todo o espectro em FM, ou seja, o país já conta com emissoras em eFM (FM estendido, de 76.1 FM a 87.3 FM) e no dial convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Toda a faixa é chamada de FM 2.0 pela indústria do rádio. Acompanhe os detalhes:

adstexto

Com o início do uso do FM estendido para a migração das AMs, São Paulo passou a ser o estado com o maior número de migrantes AM-FM mapeadas pelo sistema Dials AM/FM tudoradio.com. São 109 estações originadas na faixa AM que já possuem sua cobertura em FM identificada e detalhada pelo levantamento do portal. 

Uma das últimas migrantes AM-FM a ser identificada foi outra rádio paulista: a Bariri Rádio Clube FM 100.7 de Bariri, emissora que foi captada com facilidade em cidades como Bauru e Jaú e passou a se identificar como Clube FM. Mas a mais recente migrante AM-FM foi percebida operando em fase experimental no sul de Minas Gerais: trata-se da Rádio Difusora Live FM 107.7 de Machado. O Pará também teve uma migração observada nos últimos dias, na imensa cidade de Altamira (cujo território é o mais extenso do país), através da Rádio Mirante FM 99.1.


Captação da Clube FM de Bariri em Bauru / registro de Antonio Pilastri, enviado ao tudoradio.com

Nas últimas semanas os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul têm observado avanços em eFM (faixa estendida). O interior paulista teve os inícios de operações de emissoras como Rádio Bandeirantes FM 85.3 de Ribeirão Preto, Rádio Mix FM 82.9 de Limeira, Rádio Brasil FM 81.9 de Santa Bárbara d'Oeste, RBC Belém FM 80.9 de Ibiúna e Super Rádio FM 80.7 de São Caetano do Sul. Já o estado gaúcho teve mais uma eFM recente, através da Rádio Metrópole FM 80.7 de Gravataí / Cachoeirinha (Grande Porto Alegre).

O Paraná também conta com o seu processo bem adiantado, onde 108 estações originadas na faixa AM já estão ativas no dial FM. Porém, a ocupação na faixa estendida (que será restrita à Curitiba) ainda não avançou, tendo apenas a transmissão em caráter científico da Rádio Banda B FM 79.3 ativa na nova parte do dial FM (estação que foi uma das pioneiras no eFM). As duas últimas novidades migrantes AM-FM ocorreram em março no Norte do Paraná, com as estreias da Rádio T FM 89.1 de Maringá e a Cobra FM 107.1 de Rolândia.

O Mapa da Atualização do tudoradio.com, que registra em tempo real as mudanças que ocorrem no dial, também tem mostrado uma grande movimentação entre as migrantes AM-FM que já estavam ativas. São várias mudanças de classe de operação e também de projetos. Um exemplo é a Rádio Cidade FM 106.5 do Rio de Janeiro, marca tradicional que passou a ser carregada por uma estação migrante AM-FM de Miguel Pereira (RJ). Outro é a chegada da Rádio Mix FM 98.3 à Curitiba, em migrante AM-FM de Piraquara (PR) que mudou seu formato e marca com a chegada da rede paulista. Também ocorrerá a estreia da Massa FM 90.1 de Cuiabá (MT), em migrante AM-FM já ativa de Várzea Grande (MT), cuja inauguração está prevista para a próxima sexta-feira (29).

O levantamento do tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 855 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria).

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária.

Veja também:
Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.como
> Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27249-levantamento-migracao-am-fm-supera-a-marca-de-850-estacoes-ativas-em-fm-e-mapeadas-pelo-tudoradiocom