Quinta-Feira, 05 de Maio de 2022 @ 07:32

Clube FM lança suas novas plataformas digitais. Portal e aplicativo foram reformulados

Brasília - Investimentos realizados pela Clube FM visam a expansão do consumo digital de rádio em diferentes dispositivos

Publicidade

A rede liderada pela Clube FM 105.5 de Brasília, de formato popular/hits, lançou suas novas plataformas digitais. Após um período de expectativa, a Clube FM Brasil apresentou seu novo portal na internet e também o seu novo aplicativo para smartphones. Na divulgação dos novos serviços, a Clube FM contextualizou o atual cenário de crescimento no consumo de rádio em ambientes digitais e detalha as novas ferramentas oferecidas pelas aplicações. O novo portal e o aplicativo também suportam todas as afiliadas da Rede Clube FM Brasil.

adstexto

A defesa das novas plataformas toma como base os dados internos da própria Clube FM, que já vinha em alta no consumo de seu streaming de áudio, como também o cenário geral de consumo de rádio em ambientes digitais. "A pesquisa traz números bastante reveladores sobre nós: 'Ter a possibilidade de escutar rádio online mudou a forma que escuto rádio' foi o que 28% dos entrevistados responderam. Na pandemia, o consumo de rádio online cresceu 186% – comparou-se 2021 com 2019. A maioria, 57%, ouve no celular ou no tablet, e 35% no desktop", destaca Arthur Luís, Rede Clube FM Brasil, que relembra o levantamento especial Data Stories da Kantar IBOPE Media, repercutido pelo tudoradio.com.

Com isso, a Clube FM investiu nos dois principais canais de distribuição de conteúdo digital (portal e aplicativo móvel) e, a partir dessa reformulação de tecnologia, também passou a ampliar a oferta de conteúdo para esses novos canais, incluindo podcasts. "É também por estarmos atentos a isso que criamos o Fala, Sucesso!, podcast tinindo de novo e que acaba de estrear em 21 de abril, quando a capital federal e a TV Brasília, nossa parceira nesse projeto, completaram 62 anos de existência", declara Arthur. O primeiro episódio conta com a participação de Hungria Hip Hop.

As novas plataformas


Arte de apresentação do novo portal da Clube FM

O novo portal abre com uma capa ligada à Rede Clube FM Brasil, tendo destaques de notícias de entretenimento em primeiro plano e na sequência uma barra de player da rádio, onde é possível selecionar uma das emissoras afiliadas à marca. Na sequência, as promoções da emissora já aparecem em destaque, seguidas pela área com as notícias de entretenimento e da rádio, detalhes da programação musical, entre outras opções.

Independente da área onde o usuário está, o player da rádio permanece em destaque e acessível na lateral direita do site, inclusive com a possibilidade de troca de cidade (FMs afiliadas) e serviços de compartilhamento. E o portal é responsivo, ou seja, ele se adapta ao tamanho da tela do usuário (desktop, tablet, smartphone, entre outros dispositivos), sendo acessado pelo domínio clube.fm.

Já o novo aplicativo móvel, para smartphones, também segue a mesma identidade visual do novo portal, mas conta com outras funcionalidades que são mais possíveis a esse tipo de ferramenta. Também no topo é possível trocar a praça da Rede Clube FM Brasil, mas o áudio que é iniciado é o da emissora brasiliense (facilitando o acesso ao conteúdo de áudio digital já no primeiro acesso). O conteúdo de notícias, entretenimento e promocional são integrados entre o novo aplicativo e o portal. E nas duas ferramentas há uma área de cadastro de ouvintes, que torna mais personalizada a interação entre ouvinte e rádio.

"A existência de aplicativos de emissoras cresceu 86% em cinco anos nos celulares dos ouvintes de rádio", lembra Arthur Luís sobre os dados do Data Stories na hora de apresentar a nova ferramenta da Clube FM, que completa dizendo: "se você, que nos acompanha, já conhece o aplicativo que fazia com que o som da Clube FM chegasse até você, agora, te garanto: ele está muito melhor. Além de poder ouvir a emissora da Rede Clube mais próxima de você, ainda é possível transitar pelas outras afiliadas e ter uma experiência mais completa, com notícias e acesso a promoções. Isso tem nome e é algo que está no cerne do jeito Clube de ser: se chama inovação", destaca.


Capa do aplicativo em acesso via sistema iOS

Relacionada:
> Clube FM confirma sua primeira afiliada no Ceará. Rede chega à turística Jericoacoara

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27310-clube-fm-lanca-suas-novas-plataformas-digitais-portal-e-aplicativo-foram-reformulados