Quarta-Feira, 11 de Maio de 2022 @ 07:29

Panorama: FM O Dia segue na liderança no Rio de Janeiro. Rádio Melodia se aproxima

Rio de Janeiro - Positividade FM foi um dos destaques da medição de audiência e avança no top 10

Publicidade

Na última segunda-feira (9) o Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização da pesquisa de rádio que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM fluminense viu uma oscilação negativa em sua média de audiência, mas vários destaques positivos foram observados. O Rio de Janeiro passa agora a ter oito FMs cujo alcance supera a marca de 1 milhão de pessoas diferentes por estação. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2022):

adstexto

Sem mudanças no top 5

A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) apareceu pela quarta vez consecutiva como líder geral de audiência no Rio de Janeiro. A FM mantém essa condição de destaque desde a atualização de fevereiro da pesquisa (trimestre novembro de 2021 a janeiro de 2022). E outras duas marcas da 100.5 FM seguem como as maiores do rádio brasileiro: a FM O Dia segue bem acima dos 235 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e com um alcance que supera a marca de 3.4 milhões de ouvintes diferentes atingidos em 30 dias.

Na sequência, a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) foi a única FM do top 5 a apresentar um crescimento de audiência na atual medição, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso a estação diminui a distância que a separa da FM O Dia. Outro destaque envolvendo a vice-líder de audiência está no alcance: a rádio superou a marca de 2 milhões de ouvintes alcançados em 30 dias.

A JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) segue sozinha na terceira colocação geral nos principais períodos da pesquisa, emissora que também é dona do segundo maior alcance do rádio do Rio de Janeiro (está acima dos 2.7 milhões de pessoas atingidas em 30 dias, tendo boa vantagem para o terceiro maior valor nesse quesito).

Rádios como Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) e 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) completam o top 5 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da pesquisa, com cada uma isolada em sua respectiva colocação. 

Mais destaques

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) segue isolada na sexta colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa. E no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a estação voltou a superar a marca de 2 milhões de ouvintes alcançados em 30 dias. Isso a posiciona como o terceiro maior alcance do FM do Rio de Janeiro. 

Isolada em sétimo geral, a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) cravou uma marca muito parecida com o volume de audiência registrado na pesquisa anterior, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Mix também é dona do sexto maior alcance do rádio carioca, superando com facilidade o corte de 1 milhão de ouvintes atingidos em 30 dias.

A Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop), uma das novidades do dial FM carioca, continua chamando a atenção do mercado ao evoluir em audiência no top 10. A emissora aparece na oitava colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo, rádio que também cresceu em audiência) e Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes).

Detalhe para a Transamérica que, além de seguir completando o top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rompeu a marca de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 dias. Com isso, o FM carioca passa a contar com oito estações que superam essa marca (FM O Dia, JBFM, Rádio Globo, Rádio Melodia, Super Rádio Tupi, Rádio Mix FM, 93 FM e Transamérica). 

Veja também:
> Panorama: FM O Dia aumenta liderança de audiência no Rio de Janeiro; JBFM também avança

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Zona sul carioca, com Ipanema em destaque / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27341-panorama-fm-o-dia-segue-na-lideranca-no-rio-de-janeiro-radio-melodia-se-aproxima