Quarta-Feira, 11 de Maio de 2022 @ 09:07

Rádio MEC FM veicula programação especial para comemorar seus 39 anos em operação

Rio de Janeiro – Emissora pública veiculou conteúdos especiais nesta terça-feira (10), data do aniversário da rádio

Publicidade

A Rádio MEC FM 99.3 do Rio de Janeiro veiculou conteúdos especiais nesta terça-feira (10) para comemorar seus 39 anos em operação. Conhecida "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a emissora é controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que também é transmitida para Brasília por meio da Rádio MEC FM 87.1, emissora migrante AM-FM originada da Rádio MEC AM 800 de Brasília.

adstexto

A programação especial que foi veiculada nesta terça-feira teve destaque na faixa Concerto MEC, ao meio-dia, com uma seleção de registros próprios feitos no estúdio da MEC FM. As gravações que foram levadas ao ar na comemoração do aniversário da rádio reuniram raridades, entrevistas exclusivas e performances emocionantes mantidas no rico acervo da estação.

As produções especiais também incluíram interprogramas que entraram no ar de hora em hora na programação da rádio com os melhores momentos dos 39 anos da MEC FM. As obras resgataram apresentações preservadas no vasto acervo do veículo.

Histórico

A MEC FM foi criada em 10 de abril de 1983 e integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão de veículos públicos como a Rádio Nacional, a TV Brasil, a Agência Brasil e a Rádioagência Nacional, por exemplo. A MEC FM surgiu a partir da Rádio MEC AM, considera a primeira emissora oficial do país e sucessora da Rádio Sociedade que completava 60 anos no ar em 1983. 

Fundada por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, a rádio ainda teve a atuação de grandes nomes da comunicação nas décadas mais recentes como Lauro Gomes e Servio Tulio. A MEC FM leva ao ar compositores do país e do exterior de todos os tempos, mas privilegia os artistas nacionais.

A estação dedica 80% de sua programação ao repertório voltado para a música clássica e também contempla faixas para o jazz, a MPB e a música instrumental. Entre conteúdos exclusivos, com transmissões ao vivo e a valorização do rico acervo preservado pela emissora, a MEC FM oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas.

Programas importantes como o Sala de Concerto foram pioneiros ao trazer artistas da música clássica para o estúdio da emissora. Outra atração marcante, Ópera Completa, é o mais antigo programa de música clássica do rádio brasileiro, no ar desde 1953.

A emissora também tem parcerias para produções e transmissões com a UFRJ, a Deutsche Welle, a BBC e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27342-radio-mec-fm-veicula-programacao-especial-para-comemorar-seus-39-anos-em-operacao