Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022 @ 07:31

Panorama: Massa FM amplia liderança em Curitiba. Jovem Pan FM avança e consolida posição no top 3

Curitiba - Com mercado em alta, Mundo Livre FM também amplia sua média de audiência. 98 FM segue vice-líder geral

Publicidade

A capital paranaense também acompanhou mais uma atualização sobre os dados de rádio em pesquisa que é feita regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM curitibano apresentou uma boa variação positiva em sua média geral de audiência na comparação com a pesquisa passada. Em relação às posições no ranking FM em filtros gerais, não foram observadas mudanças significativas. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2022):

adstexto

Líder dispara e top 3 mais consolidado

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) foi novamente um dos destaques da medição de audiência. A emissora manteve a liderança isolada nos principais períodos da pesquisa, ampliando a vantagem para as demais FMs medidas na Grande Curitiba. A 97.7 FM segue isolada no topo do ranking FM em audiência, condição sustentada pela emissora desde o primeiro semestre de 2020.

Também é destaque a permanência da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa. A emissora havia avançado para a terceira colocação geral do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da atualização passada, apesar de já ter aparecido no top 3 em outros filtros na pesquisa divulgada em março. Hoje a Jovem Pan FM aparece um pouco mais isolada nessa condição, após ampliar sua média de ouvintes na Grande Curitiba.

Antes, a 98 FM 98.9 (popular/hits) segue sozinha na vice-liderança geral de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais da pesquisa. A emissora tem boa vantagem para a sequência do ranking FM.

Top 5 disputado

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) segue em quarto geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e não se distanciou do top 3 nos principais períodos da pesquisa. Mas é seguida de perto pela Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo), emissora que praticamente não viu alteração em seu índice de audiência, registrando um leve avanço no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Quem também ampliou a sua média de ouvintes por minuto foi a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativo), emissora que também está próxima do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e não está distante de uma eventual disputa pelo top 3. Há uma diferença considerável entre o grupo completado pela Mundo Livre FM e a sequência do ranking FM.

Mais destaques

O complemento do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com uma disputa acirrada por colocações. A Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) apresentou uma variação positiva em seu índice de audiência, aparecendo agora bem próxima da Clube FM 101.5 (popular/hits). Antes, a pesquisa conta com uma FM não assinante em sétimo geral no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Completando o top 10, a BandNews FM 96.3 (jornalismo) apresentou mais uma variação positiva de audiência e abriu boa vantagem para a sequência do ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Rádio T FM 104.9 (popular/hits) segue como a emissora mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que ampliou novamente a sua média de audiência. É seguida por uma FM não assinante e pela Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes, estação que se somar a audiência AM 550 acaba avançando para o top 10 em filtros importantes da pesquisa).

Veja também:
> Panorama: Jovem Pan FM alcança o top 3 em Curitiba. Massa FM segue líder geral de audiência

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista panorâmica noturna para o Centro e o Batel, em Curitiba / crédito: tudoradio.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27394-panorama-massa-fm-amplia-lideranca-em-curitiba-jovem-pan-fm-avanca-e-consolida-posicao-no-top-3