Terça-Feira, 05 de Julho de 2022 @ 07:31

Brasília terá sinal 5G ligado a partir desta quarta-feira (6). SP, BH, Porto Alegre e João Pessoa serão as próximas

Brasília – Segundo Anatel, ainda não há data confirmada para ativação nas demais capitais

Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que vai ativar o sinal 5G (quinta geração de internet móvel) em Brasília (DF) a partir desta quarta-feira (6). Segundo a agência, em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa serão as próximas que terão acesso à tecnologia. Nessas outras quatro capitais, ainda não há data definida para a ativação.

adstexto

A Entidade Administradora de Faixa (EAF) informou os nomes das cidades em reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). O grupo criado pela Anatel tem como objetivo efetivar a implantação do 5G no país na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado. 

O grupo é composto por técnicos da Anatel e representantes do Ministério das Comunicações e as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras do certame. De acordo com o Gaispi, a Entidade Administradora de Faixa fez testes na Capital Federal no fim de semana, e as operadoras concluíram todas as etapas para a ativação do 5G em Brasília ainda nesta semana.

Ainda segundo o Gaispi, a cobertura da nova geração de internet móvel atingirá cerca de 80% do Distrito Federal. Cada uma das três operadoras instalou 100 estações espalhadas pelo Distrito Federal, com maior concentração na região do Plano Piloto, área central de Brasília onde ficam a Esplanada dos Ministérios e as sedes de Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para o grupo autorizar o funcionamento da tecnologia em Brasília, era necessário que as operadoras instalassem ao menos 33 estações na capital federal e garantissem que o 5G não atrapalharia o sinal de TV transmitido por antena parabólica.

Uma vez liberado o uso da faixa de 3,5 GHz, as operadoras precisarão obter a licença da Anatel para fornecer o sinal do 5G. Para isso, as empresas devem pagar uma taxa de R$ 1.340 por estação por meio de boleto. O grupo estima que o pagamento será concluído a tempo de o sinal funcionar a partir desta quarta-feira (6).

Ainda segundo a Anatel, o prazo para o 5G começar a funcionar em todas as capitais vai até 29 de setembro. Inicialmente, as operadoras deveriam disponibilizar a tecnologia nas capitais até o fim de julho, mas a data limite foi adiada devido a dificuldades logísticas de importação de equipamentos.

5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos do país

O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).

Com informações do G1

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27637-brasilia-tera-sinal-5g-ligado-a-partir-desta-quarta-feira-6-sp-bh-porto-alegre-e-joao-pessoa-serao-as-proximas