Terça-Feira, 05 de Julho de 2022 @ 11:23

Relatos indicam interferência do 5G em sinal via-satélite de rádios em Brasília

Brasília - Pelo menos cinco emissoras de redes enfrentaram interferências. Agências e técnicos de rádio buscam mitigar o problema 

Publicidade

Atualizado - O tudoradio.com recebeu de algumas emissoras relatos de interferências na recepção de sinais via-satélite de emissoras de rádio. Segundo informações, estações como Rádio Mix FM 88.3, Jovem Pan FM 106.3, Rede Aleluia FM 99.3, Transamérica FM 100.1 e Clube FM 105.5 enfrentaram algum tipo de problema. Pelo que apurou o portal, os testes da tecnologia 5G em Brasília causaram níveis de interferências inesperadas pelas agências responsáveis pelo setor. Há um processo de mitigação em curso, já que a estreia do 5G na capital federal está marcada para amanhã (6).

adstexto

Esses problemas também foram relatados por ouvintes, que perceberam oscilações na programação da Rede Aleluia, além de interrupções do sinal via-satélite das afiliadas da Jovem Pan FM e da Rádio Mix FM. Até o fechamento deste texto, colaboradores do portal relataram normalização da Rádio Mix FM (emissora que provavelmente optou por outra forma de receber o sinal da matriz, de forma provisória). A Clube FM, cabeça de uma rede nacional sediada em Brasília, também teve relatos de problemas, no retorno de sua geração.

Técnicos consultados pelo tudoradio.com informaram que o 5G está já ativo em alguns pontos do Distrito Federal, tecnologia que será lançada nesta quarta-feira (7). Segundo esses profissionais, “o 5G interferiu mais do que o esperado” e era para “atingir até a faixa de guarda, mas afetou até 3.8 GHz”. 

A faixa (banda C) é de 3.4 GHz até 4.7 GHz, sendo a do 5G restrita de 3.5 GHz no Brasil. Essa parte do espectro é chamada de banda C estendida. Os serviços que operavam nessa faixa foram remanejados para frequências um pouco mais altas, a partir de 3.7 GHz. A partir dessa faixa, a banda C é conhecida como Standart, indo até 4.2 GHz. Vários serviços continuarão ativos nessas frequências, mas utilizando filtros. Com a interferência constatada em Brasília, esses filtros serão revistos. A Banda C ainda conta com uma faixa mais alta planejada, sendo 4.3 a 4.7 GHz, como apêndice.

Esse tipo de trabalho de remanejamento de canais usados para sinais via-satélite também foi feito em outros países para a chegada do 5G, com indenização para as operadoras do serviço nos Estados Unidos. Já no Brasil, foi criada a EAF (Entidade Aferidora da Faixa), responsável por garantir o funcionamento de todos os serviços que usam radiofrequência. Ela e a Anatel devem trabalhar com técnicos do setor para mitigar o problema constatado em Brasília, que já gera apreensão em outros mercados brasileiros. 

Depois de Brasília, o 5G será implantado em definitivo em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, mas ainda sem data definida.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27639-relatos-indicam-interferencia-do-5g-em-sinal-via-satelite-de-radios-em-brasilia