Sexta-Feira, 08 de Julho de 2022 @ 07:30

Panorama: Jovem Pan FM aparece na vice-liderança geral de audiência em São Paulo. Band FM segue líder

São Paulo - 105 FM, Antena 1, Rádio Mix FM e Kiss FM também avançam em audiência. Alpha FM segue no top 3

Publicidade

Atualizado - São Paulo acompanhou ontem (7) mais uma atualização da pesquisa que mapeia o consumo de rádio na cidade e também na região metropolitana. Na medição da Kantar IBOPE Media, o rádio FM oscilou negativamente em relação à pesquisa anterior, mas segue em patamar histórico elevado em audiência, ainda com registros que superam as marcas obtidas desde o início do segundo semestre de 2018 e também acima do volume observado na penúltima atualização. E tem novidade no top 3. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

adstexto

Nova vice-líder 

O top 3 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) tem uma nova vice-líder geral e as mesmas ocupantes da pesquisa anterior na liderança e no terceiro lugar.

Após uma estabilidade em seus números, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) avançou em audiência e apareceu na vice-liderança geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se da melhor colocação da 100.9 FM no ranking FM de audiência desde a segunda metade dos anos 2000, quando a emissora chegou a bater a primeira colocação, impulsionada pelo programa Pânico (na época como fenômeno da TV aberta). Vale recordar que a Jovem Pan FM já era dona da vice-liderança geral em alcance na Grande São Paulo (30 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Antes, a Band FM 96.1 (popular/hits) segue isolada na liderança geral de audiência e também de alcance na Grande São Paulo, ampliando assim a sua longa trajetória no topo do ranking FM. São mais de sete anos nessa condição de destaque (considerando os principais filtros da medição de audiência). A emissora também sustenta essa condição em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) e está acima dos 3 milhões de ouvintes alcançados (30 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque a estabilidade da audiência da Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), emissora que praticamente não tem observado mudanças significativas em seus números. Isso a mantém na terceira colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além da vice-liderança no "comercial" (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). A 101.7 FM retomou sua condição no top 3 a partir da pesquisa anterior.

Emissoras como Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com índices próximos da vice-líder de audiência, o que mantém acirrada a disputa por colocações entre o top 3 e o top 5.

Sequência do top 10

A Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) foi novamente um dos principais destaques da corrida pela audiência na Grande São Paulo. A emissora apresentou mais uma variação consistente em seus números e agora aparece mais próxima da Gazeta FM 88.1 (popular/hits), considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 88.1 FM abre vantagem nos filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Outra emissora que avançou na atual medição foi a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), rádio que ganhou mais uma posição no top 10 e agora aparece bem mais próxima da Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, emissora estável em oitavo geral). Essas duas FMs e a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) estão próximas no ranking de audiência FM e também oferecem concorrência para a Gazeta e a 105 nos filtros gerais.

A Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) continua com sua trajetória de alta de audiência, renovando a sua melhor marca desde 2017. Com isso, a 106.3 FM se aproximou de vez da sequência iniciada pela 105 FM no top 10 (considerando filtros gerais e também o comercial, de segunda à sexta-feira).

Mais destaques

Na sequência, a Kiss FM 92.5 (adulto/rock) aparece como um dos principais destaques da atual medição de audiência ao apresentar uma variação significativa de audiência se comparado o índice atual com o valor registrado na pesquisa anterior. Em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a Kiss FM avançou uma colocação.

A Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) aparece na sequência, rádio que sustentou o patamar de audiência conquistado a partir da alta vista na medição anterior. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora é acompanhada de perto pela Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), que também manteve o patamar registrado a partir da pesquisa passada.

A BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) também se destacou ao variar de forma positiva em audiência na comparação com a pesquisa passada, se aproximando um pouco mais da sequência iniciada pela Novabrasil FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM tem a Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) na sequência.

Também chama a atenção do mercado a movimentação da Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), emissora que avançou em audiência na atual medição e agora está mais próxima da CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes), considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) está logo na sequência nos filtros gerais e leva vantagem no "comercial".

Ainda sobre o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissoras como Massa FM 92.9 (popular/sertanejo) e Play FM 92.1 (adulto/popular) aparecem na sequência.

Veja também:
> Band FM dispara em audiência. Alpha FM retorna ao top 3 em São Paulo
> Festa dos 100 anos do rádio ocorre em momento positivo para as FMs de São Paulo
> Reunião histórica de rádios em São Paulo movimenta o mercado publicitário e tem foco no futuro

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista em direção da região da Paulista a partir do Ibirapuera, ao anoitecer / crédito: depositphotos.com
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27658-panorama-jovem-pan-fm-aparece-na-vice-lideranca-geral-de-audiencia-em-sao-paulo-band-fm-segue-lider