Sábado, 16 de Julho de 2022 @ 10:15

MCom designa canal FM para o Ministério da Defesa em Taubaté (SP)

Brasília – Pasta vai assumir a frequência 87.3 FM para a instalação de emissora das Forças Armadas

Publicidade

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou a Portaria 5.839/22 na edição do Diário Oficial da União da última quinta-feira (14) que designa o canal 197 (referente à frequência 87.3 FM) para o Ministério da Defesa na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Com isso, a pasta poderá instalar uma de suas rádios públicas na frequência que atende a região do Vale do Paraíba.

adstexto

O canal já integra o Plano Básico de Distribuições de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM). Este tipo de consignação é classificada como classe A4, com área de cobertura protegida (contra interferências) de até 24 quilômetros e altura máxima de antena de 150 metros. Todas as rádios de frequência modulada (FM) estão divididas quanto à sua categoria, também em função da potência irradiada, inclusive as rádios comunitárias.

A Portaria entrou em vigor na data de publicação. Porém, o funcionamento da estação está condicionado à autorização para uso da radiofrequência e emissão da licença de funcionamento, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio do Sistema Mosaico.

Vale ressaltar que o Ministério da Defesa é responsável pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). O Exército Brasileiro é responsável pela operação da Verde Oliva FM 98.3 de Brasília. Já a Aeronáutica tem a Rádio Força Aérea FM 91.1 de Brasília, enquanto a Marinha, tem a Rádio Marinha FM 104.1 de Belém (PA). No final do ano passado, a emissora pública passou a fazer parte da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio.

Com informações do Ministério das Comunicações

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27705-mcom-designa-canal-fm-para-o-ministerio-da-defesa-em-taubate-sp