Segunda-Feira, 25 de Julho de 2022 @ 07:29

Panorama: Acima de dois milhões em cada estação, Jovem Pan FM, Alpha FM e Rádio Mix FM avançam em alcance

São Paulo - Band FM continua acima de 3 milhões em alcance (30 dias). Nove estações seguem acima da marca de 2 milhões de ouvintes únicos

Publicidade

Os números de alcance e do total de ouvintes únicos registrados pelas FMs de São Paulo continuam chamando a atenção do mercado. Estável em relação à pesquisa anterior, o rádio paulistano segue em seu patamar mais elevado desde o começo do segundo semestre de 2018. Os dados são da mais recente pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, onde mais de 14.8 milhões de pessoas foram atingidas pelo rádio na Grande São Paulo em um período de 30 dias. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre abril a junho de 2022):

adstexto

O tamanho dos canais com mais ouvintes únicos

São Paulo continua colecionando números expressivos na quantidade de ouvintes concentrados por cada canal. Em resumo, são nove estações cujo alcance supera a marca de 2 milhões de pessoas únicas em 30 e 90 dias em cada frequência, além de 18 FMs acima de 1 milhão. Tratam-se de alguns dos maiores valores do rádio mundial e o número de rádios que superam essas marcas é maior do que o cenário visto pré-pandemia da covid-19.

Os destaques dentro desse universo

Entre as maiores concentrações de ouvintes únicos (que estão acima dos 2 milhões em cada frequência), as emissoras Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) e Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) estão entre os destaques quando o assunto é crescimento em alcance, considerando a comparação com a pesquisa anterior. Detalhe para as emissoras Alpha FM e Rádio Mix FM, que tiveram ganho de posição no ranking geral nesse recorte.

A Band FM 96.1 (popular/hits) continua com o maior alcance de ouvintes únicos do rádio paulistano, valor que também está entre os maiores do planeta. São mais de 3 milhões de pessoas em 30 e 90 dias, barreira essa superada a partir do final de 2021 (pesquisa atualizada em janeiro, referente ao trimestre outubro a dezembro do ano passado). A Jovem Pan FM, vice-líder nesse quesito, é a rádio mais próxima, superando a marca de 2,8 milhões.

Na sequência, a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) tem o terceiro maior alcance do rádio paulistano, seguida por Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), a já citada Alpha FM, Nativa FM 95.3 (popular/romântica-sertaneja), Rádio Mix FM, Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa). Todas essas FMs estão acima de 2 milhões em alcance.

A Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) também se destaca ao manter a sua trajetória de crescimento em alcance máximo e está cada vez mais próxima da marca de 2 milhões. A emissora tem a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) na sequência, outra estação que tem ampliado o seu alcance há cada atualização da medição.

Completam a seleta lista de rádios FMs acima de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 dias: Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, que está acima de 1.5 milhão de ouvintes únicos), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes). 

Também valem outras duas citações: a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) segue muito próxima da marca de 1 milhão em alcance e a Massa FM 92.9 (popular/sertanejo) obteve a maior variação percentual positiva da pesquisa, registrando assim seu maior alcance desde a sua estreia no dial (ocorrida em setembro de 2019).

Veja também:
> Panorama: Jovem Pan FM aparece na vice-liderança geral de audiência em São Paulo. Band FM segue líder
> Festa dos 100 anos do rádio ocorre em momento positivo para as FMs de São Paulo
> Reunião histórica de rádios em São Paulo movimenta o mercado publicitário e tem foco no futuro

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista para a região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, São Paulo / Crédito: Joel Oliveira - Unsplash

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27745-panorama-acima-de-2-milhoes-em-cada-estacao-jovem-pan-fm-alpha-fm-e-radio-mix-fm-avancam-em-alcance