Quinta-Feira, 28 de Julho de 2022 @ 07:29

Panorama: Rádio Gaúcha segue isolada na liderança em Porto Alegre. 104 FM é vice-líder e Rádio Caiçara avança

Porto Alegre - Mercado gaúcho conta com muita concorrência entre FMs de diferentes formatos no top 10 de audiência

Publicidade

Em alta de audiência, o rádio da Grande Porto Alegre continua colecionando alguns números importantes. Além dos elevados índices do FM local, a pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media mostra uma intensa disputa por colocações no top 5 e também no complemento do top 10 de audiência. São várias as FMs que apontam algum destaque importante em seus respectivos desempenhos. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

adstexto

Líder isolada

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) continua isolada na liderança geral de audiência no FM da Grande Porto Alegre, mantendo ampla vantagem para as demais estações medidas pela pesquisa. Em relação à medição anterior, houve uma pequena variação negativa em sua média de audiência, mas mesmo assim ela segue em patamar mais elevado na comparação com os números obtidos até o começo de 2022 e trata-se de uma das maiores médias já obtidas pela 93.7 FM.

Top 5 movimentado

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 104 FM 104.1 (popular/hits) aparece pela segunda vez consecutiva na vice-liderança geral de audiência, emissora que segue elevando o seu índice há cada nova atualização da pesquisa. O desempenho atual da 104 FM é bem superior aos índices registrados pela FM em 2021 e levemente acima do nível visto em 2020.

Quem também se destacou na atual medição foi a Rádio Caiçara FM 96.7 (popular). Ao avançar em audiência, a emissora retomou sua colocação no top 3 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e está tecnicamente empatada com a 104 FM em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), com uma ligeira vantagem para a 96.7 FM. 

Porém, a disputa pelo top 3 segue acirrada: a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) segue com um índice elevado de audiência e aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), variando de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. A Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) também está muito próxima do top 3, ganhando uma posição no top 5 em períodos comerciais (segunda à sexta-feira).

Disputas definidas nos detalhes

A sequência do ranking FM é de várias concorrentes de formatos diferentes registrando médias muito próximas, situação que gera mudanças na composição do ranking FM a depender do filtro de audiência a ser analisado. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) tem uma situação um pouco mais confortável, mas o panorama muda no comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), onde a vantagem é da Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa).

Novamente sobre o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio 102.3 FM puxa uma fila que conta com várias FMs próximas. A Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertaneja) aparece logo na sequência, seguida também de perto pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo).

A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) aparece logo na sequência, tecnicamente empatada com as emissoras Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits). As três FMs cravaram marcas muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Tanto que em períodos comerciais, a vantagem passa a ser da Rádio 88,7 FM e esse "pelotão" fica ainda mais próximo das rádios Continental, Alegria e Antena 1.

Mais destaques

A Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) manteve o seu novo patamar de audiência e ganhou uma colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), agora aparecendo à frente da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo). E a Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits) segue como a FM mais próxima dessas duas concorrentes na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha amplia a liderança em Porto Alegre. 104 FM e Atlântida avançam para o top 3

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre. 

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Viaduto Otávio Rocha sobre a Avenida Borges de Medeiros / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27766-panorama-radio-gaucha-segue-isolada-na-lideranca-em-porto-alegre-104-fm-e-vice-lider-e-radio-caicara-avanca