Sábado, 24 de Setembro de 2022 @ 12:07

Cultura FM transmite rádio-encenação “Era tudo mentira, mas ninguém sabia”

São Paulo – Especial leva aos ouvintes os bastidores da peça A Guerra dos Mundos

Publicidade

A Cultura AM 103.3 de São Paulo  vai veicular amanhã, a partir das 19h, a rádio-encenação “Era tudo mentira, mas ninguém sabia”. O especial leva aos ouvintes os bastidores de uma peça que foi capaz de assombrar os Estados Unidos e traz para o debate público os perigos em torno das Fake News. 

adstexto

No ano de 1938, o então jovem Orson Welles transmitia, ao vivo, pela Columbia Broadcasting System, uma versão adaptada do romance A Guerra dos Mundos. O enredo, tirado do livro de ficção escrito pelo autor inglês H.G.Wells, conta a história de uma invasão alienígena ao Planeta Terra que, aos ser adaptada para o rádio por Welles através de um hipotético boletim de notícias, foi tomada pelos ouvintes como um acontecimento verídico.

Em um formato diferenciado, o especial conta com uma equipe de quatro rádio-atores e um sonoplasta, encarregados de reconstruir a potência sonora deste importante evento que entrou para a história, ao iluminar questões sobre os limites éticos da comunicação de massa e a fronteira tênue capaz de discernir os fatos das mentiras.

“Era tudo mentira, mas ninguém sabia” remete ao passado e o ouvinte experimenta a sensação de saudade dos tempos em que a dramaturgia era destaque na programação das emissoras. Além do saudosismo, o programa cumpre uma importante missão de manter o público em alerta neste período em que a mentira torna-se cada vez mais um argumento da discussão política.

A apresentação é de Daniela Theller, Heitor Goldflus, Kátia Daher, Laerte Mello e Sibélius de Toledo, da Cia Soluço de Rádio Atores, com produção e direção de Chico Carvalho.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28085-cultura-fm-transmite-radio-encenacao-era-tudo-mentira-mas-ninguem-sabia