Segunda-Feira, 26 de Setembro de 2022 @ 15:13

Grupo de estudos da UFRGS lança o podcast Pesquisa em Rádio em Porto Alegre

Porto Alegre – Conteúdo produzido pelo Núcleo de Estudos de Rádio por ser acompanhado pelo Spotify e Anchor

Publicidade

O Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NER/UFRGS) lança o podcast Pesquisa em Rádio na próxima sexta-feira (30), quando é comemorado o Dia Internacional do Podcast. Os seis episódios da primeira temporada serão disponibilizados sempre às sextas-feiras nas principais plataformas de áudio, como Spotify e Anchor.

adstexto

O programa é fruto das reuniões do grupo, que a cada 15 dias se debate temas relacionados à mídia sonora. A partir de agora, o NER vai compartilhar as gravações de parte desses encontros, nos quais os pesquisadores do grupo apresentam os seus estudos, ampliando o alcance das discussões sobre os estudos radiofônicos.

Na estreia, Daniel Gambaro (Universidade Anhembi Morumbi) vai abordar o tema “A instituição social do rádio: (re)agregando as práticas discursivas da indústria no ecossistema midiático” (tese de doutorado). Já no dia 7 de outubro, Luiz Artur Ferraretto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) vai apresentar o artigo “Ponderações sobre o exercício de outorgas de rádio em um cenário de crise institucional, ameaças à democracia, instabilidade econômica e pandemia de covid-19”.

Maicon Kroth, da Universidade Federal de Santa Maria, apresenta “Circulação e construção de circuitos: a dinâmica do rádio” (artigo produzido com Viviane Borelli, da mesma instituição). Na semana seguinte (21), Bruno Balacó (Universidade Federal do Ceará) apresenta “As características do ouvinte de rádio no Brasil na perspectiva das pesquisas radiofônicas” (artigo com Edgard Patrício, da mesma instituição).

Também está confirmada a participação de Luãn Chagas (Universidade Federal do Mato Grosso), com o tema “A seleção das vozes na construção das notícias na BandNews e na CBN” (tese de doutorado). Por fim, no dia 4 de novembro, Izani Mustafá (Universidade Federal do Maranhão) apresenta “Rádio e política no Maranhão: relações de poder estabelecidas e a influência na programação (1941-2018)” (projeto de pesquisa). 

Serviço
Podcast Pesquisa em Rádio 
Disponibilização: Sextas-feiras, a partir de 30 de setembro
Onde ouvir: Spotify e Anchor

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28090-grupo-de-estudos-da-ufrgs-lanca-o-podcast-pesquisa-em-radio-em-porto-alegre