Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022 @ 07:29

Panorama: 4 FMs disputam a vice-liderança da audiência em Porto Alegre. Rádio Gaúcha segue isolada

Porto Alegre - Sequência do top 10 também conta com várias FMs registrando marcas próximas na audiência, com variações a depender do filtro analisado

Publicidade

O cenário da audiência de rádio na Grande Porto Alegre segue com disputas diretas e indiretas no ranking FM, com várias FMs diferentes apresentando índices bem próximos. No geral, o FM gaúcho viu uma oscilação negativa no universo de ouvintes na comparação com a pesquisa anterior, mas segue em patamar elevado. Os dados foram atualizados pela Kantar IBOPE Media. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2022):

adstexto

Muito próximas

Quando o assunto é colocação no ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o mercado de rádio não viu mudanças entre a atual medição e a passada. Mas quando se analisa os índices de cada estação, é possível perceber uma grande aproximação entre quatro dos cinco maiores volumes de audiência na Grande Porto Alegre.

A 104 FM 104.1 (popular/hits) segue como vice-líder geral e puxa a fila no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo a Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) mais próxima no ranking FM. O mesmo vale para a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop, que manteve a posição conquistada na pesquisa anterior) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits), que aparecem logo na sequência. Detalhe: a diferença entre a 104 FM e a 92 é inferior a 1,5 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Como estão muito próximas, a composição do ranking FM pode variar a depender do filtro de audiência a ser analisado. Por exemplo: no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), considerado o período "comercial", a vice-líder é a Rádio Caiçara, seguida pela Atlântida FM, 104 e Rádio 92.

A única emissora isolada em audiência no top 5 é a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), estação que segue na primeira colocação geral na Grande Porto Alegre, considerando os principais filtros da medição. São mais de sete anos que a 93.7 FM mantém essa condição de forma consecutiva, sendo uma das lideranças mais longevas entre as praças regulares pesquisadas pela Kantar IBOPE Media. Também é a única FM de formato jornalístico que alcançou a liderança geral de audiência no ranking FM.

Mais disputas

A sequência do ranking FM não difere muito do que é observado no top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também no comercial. A Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) segue em sexto geral, seguida pela Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa), Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertaneja) e Rádio Grenal FM 95.9 (esportes).

Se considerado o filtro comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), as posições são invertidas, com a Rádio 102.3 puxando a fila, seguida pela Continental FM, Alegria e, neste caso, emissoras como Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) avançam, à frente da Grenal.

Voltando ao 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), após a Rádio Grenal, aparecem as já citadas Rádio 88,7 FM, Antena 1 e a Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop), esta última que também está no pelotão que disputa essas posições no complemento e sequência do top 10 de audiência.

Aos poucos, a Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) vai se aproximando desse grupo e se desgarrando da sequência do ranking FM. A emissora variou de novo de forma positiva na medição e renovou a sua melhor marca de audiência. Ela é seguida pela Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), que também evoluiu na medição em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e abre vantagem para as rádios que aparecem na sequência.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Rádio Gaúcha segue isolada na liderança geral de audiência (FM), condição mantida desde 2015
- 104 FM, Rádio Caiçara, Atlântida e 92 travam disputa acirrada no top 5 de audiência
- Sequência do ranking FM também tem grande disputa, mantendo um pelotão composto por seis rádios. No geral, a Continental FM puxa a fila. No comercial a vantagem é da Rádio 102.

Veja também: 
> Panorama: Atlântida avança e ganha posição no top 5. Rádio Gaúcha segue liderando em Porto Alegre

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre. 

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Vista para área central de Porto Alegre, em via de acesso / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28114-panorama-quatro-fms-disputam-a-vice-lideranca-geral-de-audiencia-em-porto-alegre-radio-gaucha-segue-isolada