Segunda-Feira, 17 de Outubro de 2022 @ 15:16

Considerado o pai do jornalismo de tecnologia, Ethevaldo Siqueira morre aos 90 anos

São Paulo – Profissional apresentava o Mundo Digital, na Eldorado FM e tem passagem pela CBN

Publicidade

O jornalista e escritor Ethevaldo Siqueira morreu aos 90 anos, na capital paulista, na noite de domingo (17). O profissional é considerado o “pai do jornalismo de tecnologia” e conta com passagens pela CBN FM 90.5 e Eldorado FM 107.3 de São Paulo, onde apresentava o Mundo Digital. Também tinha sua coluna distribuída pela RadioData. Sua última aparição ocorreu no dia 14. Segundo informações da CBN, Siqueira sofria de leucemia, câncer que atinge a formação das células sanguíneas.

adstexto

Segundo informações publicadas em vários sites, o velório está sendo realizado agora a tarde no Velório Samaritano, em Ribeirão Preto (SP), a 70 quilômetros da terra natal de Siqueira, Monte Alto (SP). O enterro está marcado para as 16h no Cemitério Bom Pastor.

Siqueira se formou na primeira turma de jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, criada em 1966, onde, mais tarde, seria professor de tecnologia da informação e telemática. Entre 1967 e 2012, escreveu para o jornal O Estado de São Paulo como repórter, editor, repórter especial e colunista. Além disso, foi colaborador da Revista Veja e comentarista da CBN e fundador de revistas.

O jornalista Ethevaldo Siqueira, pioneiro da cobertura tecnológica no País. Em sua carreira, o jornalista ganhou vários prêmios. Entre eles o José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPQ, em 1985, o Prêmio Telesp de Comunicações, em 1979, o Prêmio Ministério das Comunicações em 1974, além do Prêmio Esso, em 1968 e 1978, e o Comunique-se, em 2007.

Ethevaldo Siqueira ainda é autor de vários livros sobre comunicação e tecnologia. Entre eles estão "A Sociedade Inteligente: Sobre a Revolução das Telecomunicações, dos Computadores e dos Robôs" (Bandeirante, 1987), "Três Momentos da História das Telecomunicações no Brasil" (Dezembro Editorial, 1998), "Brasil: 500 anos de Comunicações – A eterna busca da liberdade" (Dezembro Editorial, 2000) e "Como Viveremos" (Saraiva, 2004).

Nos últimos quatro anos, Ethevaldo retomou a parceria com o Grupo Estado com a coluna Mundo Digital na Eldorado FM. A última aparição dele foi na última sexta-feira (14). Seu conteúdo também era distribuído pela empresa de marktplace RadioData.


O jornalista Ethevaldo Siqueira / Foto: Gabriela Gonçalves/CBN

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28202-considerado-o-pai-do-jornalismo-de-tecnologia-ethevaldo-siqueira-morre-aos-90-anos