Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2022 @ 07:31

Panorama: Massa FM e 98 FM seguem isoladas como as maiores audiências de Curitiba. Mundo Livre FM avança no top 5

Curitiba - Ouro Verde FM Easy segue posicionada no top 3 em filtros gerais. Rádio T FM e Jovem Pan News crescem

Publicidade

Curitiba acompanhou na semana passada mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media que mostra como está o consumo de rádio na praça. O mercado da capital paranaense viu uma pequena oscilação em seu universo médio de ouvintes, muito provavelmente por causa dos efeitos causados pela presença da campanha eleitoral na grade das emissoras. De qualquer forma, vários destaques foram observados na evolução da audiência FM. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):

adstexto

Isoladas

Os dois canais que concentram os maiores volumes de audiência do rádio na Grande Curitiba continuam isolados no topo do ranking FM. Com isso, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) sustenta por mais um mês a liderança isolada de audiência nos principais períodos da pesquisa, condição mantida pela estação desde o primeiro semestre de 2020 (a partir da atualização de março/2020).

A 98 FM 98.9 (popular/hits) também se destacou ao variar de forma positiva na pesquisa de audiência, fazendo um movimento contrário ao que foi visto na média geral do FM. Com isso, a emissora diminui um pouco a distância que a separa da Massa FM e amplia a diferença existente para a sequência do ranking FM, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E pela quarta vez consecutiva, a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) aparece como o terceiro maior volume de audiência na Grande Curitiba, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Novidade no top 5

Quem também cresceu em audiência foi a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativo), fato que possibilitou uma situação inédita para a emissora no ranking de audiência: a estação aparece na quarta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ou seja, a emissora avançou duas posições na comparação com o que a Mundo Livre FM vinha registrando nos últimos meses, que também já representava um patamar histórico para a FM.

A Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) completa o top 5 da audiência FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e foi outra emissora que também ignorou a oscilação negativa do meio. Isso foi o suficiente para a Jovem Pan FM manter sua colocação no top 5 e próxima da Mundo Livre FM.

Já a Caiobá FM 102.3 (popular/hits), que passa por mudanças artísticas e reativou sua cobertura original de sinal, aparece bem próxima do top 5 em filtros gerais.

Mais destaques

Entre as FMs assinantes da pesquisa, a sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) segue diferente do que era normalmente observado até o começo deste ano. A Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esporte) aparece pela segunda vez consecutiva na sétima colocação geral de audiência. A estação é seguida pela Clube FM 101.5 (popular/hits), sendo que as duas FMs praticamente não viram mudanças significativas em suas médias na comparação com a pesquisa passada.

A BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) aparece na sequência do ranking FM, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Considerando as FMs assinantes, a emissora é seguida mais de perto pela Rádio T FM 104.9 (popular/hits), estação que apresentou uma boa variação positiva em seu índice em filtros gerais. 

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) mantém sua trajetória de crescimento em Curitiba, rádio que foi inaugurada em março deste ano. Com isso, a FM renova a sua melhor marca de audiência e ganha mais uma posição em filtros gerais. 

Logo na sequência, o FM curitibano conta com a Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes, rádio que avançou e, se somada a audiência obtida por sua transmissão em 550 AM a marca passa a ter o sétimo maior volume do rádio curitibano), Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) e a também novata Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop).

Resumo dos destaques/mudanças:
- Massa FM e 98 FM seguem disparadas como os maiores volumes de audiência em Curitiba
- Mundo Livre FM crava sua melhor colocação no ranking FM
- Rádio T FM apresenta avanço considerável e Jovem Pan News mantém trajetória de alta

Veja também:
> Panorama: Massa FM volta a ficar isolada na liderança de audiência. Ouro Verde FM segue no top 3 de Curitiba
> Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista do Jardim Botânico, famoso ponto turístico de Curitiba / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28226-panorama-massa-fm-e-98-fm-seguem-isoladas-como-as-maiores-audiencias-de-curitiba-mundo-livre-fm-avanca-no-top-5