Terça-Feira, 08 de Novembro de 2022 @ 17:04

O Rádio Hoje | Levantamento aponta que smartphones representam mais de 70% dos plays das emissoras de rádio

São Paulo - O consumo de rádio pelo navegador internet dos smartphones reforça necessidade de a emissora ter páginas mais responsivas

Publicidade

A Nextdial realizou um levantamento no final de outubro sobre a audiência de rádios nas plataformas digitais, considerando emissoras aferidas pela empresa. O estudo revelou os dispositivos mais utilizados pelos ouvintes na hora de escutar música, consumir entretenimento, notícias e se manter informado e o destaque ficou para os smartphones.

adstexto

O levantamento agora conta com detalhamento maior na apuração dos dados, revelando que os sites mobile - aqueles que rodam diretamente no navegador web sem a necessidade de instalação de aplicativo no celular - está alta. O acesso ao rádio por essa plataforma representa mais de um terço do total medido pela empresa, responsável por apurar a audiência digital de mais de 300 emissoras em todo o Brasil.

Os dados da Nextdial revelam ainda que, em média, mais de 70% das pessoas ouvem rádio pelo celular ou tablet, sendo 65% pelos aplicativos e 35% diretamente nos sites mobile, e que os agregadores de rádio são responsáveis por mais de 50% do consumo. A duração média do play é de 25 minutos, 12% pelo computador com duração média do play de 1h 05min; 4,5% nos smart speakers com duração média de 58 minutos e 1% nas Smart TVs, com duração média do play de 1h 02min. O tempo médio diário de escuta do ouvinte, consolidada em todas as plataformas,  foi de 2h40. 

Outro ponto destacado pela Nextdial é que, em média, 45% dos ouvintes acompanham a programação de suas emissoras favoritas dentro das regiões cobertas pelo sinal terrestre. E, comparando a curva de consumo de pesquisas tradicionais, tem-se um comportamento de consumo médio similar. Dado que também foi apurado pela Kantar IBOPE Media em seu último estudo, o Inside Rádio 2022.

Segundo Thiago Fernandes, CEO da Nextdial, o avanço dos meios digitais possibilita uma enorme transformação no meio rádio, permitindo que as emissoras de todos os tamanhos possam levar a sua programação para quem está fora da sua localidade de antena, proporcionando melhor experiência para os ouvintes.

“O smartphone vem se consolidando como meio dominante no consumo de rádio e, agora, detectamos o nível de importância do website da emissora para a manutenção da audiência em alta. Além disso, se o comportamento do ouvinte no streaming é muito similar ao do dial, desenvolver competências analíticas no artístico permite à emissora crescer e manter sua audiência total em alta. Quanto mais a emissora conhecer em profundidade o perfil dos seus ouvintes, melhor e mais rentável serão as negociações do departamento comercial”, comenta o executivo.

Share of Ear aponta crescimento de dispositivos móveis como principal fonte para consumo de áudio

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28325-o-radio-hoje-levantamento-aponta-que-smartphones-representam-mais-de-70-dos-plays-das-emissoras-de-radio