Sexta-Feira, 18 de Novembro de 2022 @ 17:11

29º Congresso | Com nomes internacionais, painel de abertura fala da necessidade de simetria de regras na mídia

Brasília – Painel contou com palestra do vice-presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Patrick McFadden

Publicidade

A quinta-feira de palestras do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela ABERT, realizado nos dias 16 e 17, em Brasília, contou com participações de especialistas do Brasil e do exterior. Um dos temas que foram discutidos foi a necessidade de estabelecer simetria de regulação entre as organizações jornalísticas, em especial do setor de radiodifusão, e as grandes empresas de tecnologia.

adstexto

O primeiro painel desta quinta-feira (17) foi aberto pelo vice-presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Patrick McFadden. Em sua explanação, McFadden ressaltou que a radiodifusão segue vibrante, conectando as pessoas à informação e entretenimento de forma livre e gratuita e adaptada às novas tecnologias. No entanto, sofre para permanecer competitiva diante das grandes empresas de tecnologia, no que diz respeito às receitas com publicidade e audiência.  

O VP da NAB disse ainda que tramita no Congresso Nacional dos Estados Unidos uma legislação que, se aprovada, permitirá que os veículos de comunicação negociem em conjunto com as big techs a remuneração por conteúdo difundido. “Os legisladores e os reguladores podem nos ajudar a obter uma remuneração justa para nossas empresas. Não estamos pedindo esmolas, mas apenas a condição de poder negociar com as grandes empresas de tecnologia”, ressaltou McFadden.

Outra presença internacional foi a do presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Eugenio Sosa, que destacou que os países do continente americano já têm um amplo diagnóstico da busca por simetria com as empresas de tecnologia. “Estamos indo bem, temos buscado nivelar os conhecimentos da região, mas temos de ser mais rápidos e partir para a ação”, disse. Ele enfatizou que acha necessário criar um ambiente de negociação transnacional, a exemplo do que faz a União Europeia (UE), sem, porém, invalidar as negociações locais.

O congresso ainda contou com a participação do Conselheiro da Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal (Anacom), Sandro Mendonça, que defendeu a regulamentação do setor de forma a garantir simetria nas regras aplicadas às big techs e as empresas de radiodifusão até para garantir uma “higienização da mídia”, potencializando o combate à desinformação e ao discurso de ódio. Ele lembrou ainda da necessidade de uso responsável dos dados.

Já o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, disse em sua exposição que o radiodifusor assume uma série de responsabilidades já na outorga do serviço, ao contrário do que ocorre com as big techs. Apesar disso, ele afirmou que a Anatel conduziu, nos últimos anos, procedimentos que beneficiaram a radiodifusão, tal como o processo de digitalização e a possibilidade de as empresas do setor atuarem como serviço de streaming.

A mediação do painel foi feita pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, que salientou que o setor está empenhado em garantir paridade entre os veículos de comunicação e as empresas de tecnologia. “Não somos contra as big techs, apenas queremos os mesmos deveres e os mesmos direitos”, afirmou.

Lara Resende, disse que a ABERT defende a aprovação urgente do PL das Fake News (2630/2020) para garantir a equiparação de regras e, também, a remuneração dos veículos de comunicação por parte das grandes empresas digitais. “Sem jornalismo inexiste a democracia e floresce a desinformação e discurso de ódio”, concluiu Lara Resende.


Flávio Lara Resende, presidente da ABERT e mediador do painel, durante sua fala / crédito: tudoradio.com

+ Clique aqui e confira a cobertura completa do tudoradio.com sobre o 29º Congresso Brasileiro da Radiodifusão

O congresso

Realizado nos dias 16 e 17 de novembro, o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão celebrou os 60 anos da ABERT e também o centenário da radiodifusão brasileira. A programação em Brasília reuniu empresários, profissionais de rádio e TV e renomados comunicadores para discutir temas como liberdade de expressão, gestão empresarial, inovação, publicidade, competitividade e convergência tecnológica.

Para mais detalhes sobre o congresso, basta acessar o link congressoabert.org.br

Mais sobre o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão:

> Mostra Rádio em Movimento integra programação do Congresso de Radiodifusão da ABERT
> ABERT confirma palestra magna com vice-presidente da NAB, Patrick McFadden
> Tendências, humor e jornalismo: ABERT confirma painéis do 29º Congresso. Tudoradio.com acompanha
> Congresso Brasileiro de Radiodifusão da ABERT contará com profissionais renomados do Brasil e do exterior
> Congresso Brasileiro de Radiodifusão da ABERT tem definidos os modelos da Mostra Rádio em Movimento

Com informações da ABERT

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28379-29-congresso-com-nomes-internacionais-painel-de-abertura-fala-da-necessidade-de-simetria-de-regras-na-midia