Sexta-Feira, 23 de Dezembro de 2022 @ 12:38

Panorama: Massa FM e 98 FM disputam liderança de audiência nos detalhes em Curitiba. Jovem Pan FM lidera em alcance

Curitiba - Mundo Livre FM também cresce e crava sua melhor marca em alcance. Jovem Pan News aparece no top 10 de audiência

Publicidade

O rádio curitibano acompanhou recentemente mais uma atualização geral da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, esta que mostra como está o consumo de rádio na capital paranaense e também na região metropolitana. No geral, o FM de Curitiba cravou uma média de audiência muito próxima daquela vista na pesquisa passada, algo positivo se considerado o fato de haver neste período a presença da propaganda eleitoral obrigatória, que costuma interferir negativamente no desempenho do rádio. Já no total de ouvintes únicos, o rádio de Curitiba cresceu. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2022):

adstexto

Disputa pela liderança e top 3 com novidades

A liderança de audiência em Curitiba é definida nos detalhes. Considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) segue em vantagem, mantendo a primeira colocação que foi reconquistada pela FM lá no primeiro semestre de 2020. Porém, a movimentação atual da audiência FM posicionou a 98 FM 98.9 (popular/hits) de uma forma muito próxima da Massa FM, diferença esta que é inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto. 

Na comparação com a pesquisa anterior, a 98 FM teve um avanço em seu índice de audiência e também em alcance (segundo maior valor, próxima da marca dos 700 mil ouvintes únicos em 30 dias).

O outro destaque do top 3 ficou por conta da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop). A emissora apresentou um avanço considerável de audiência, retomando assim a terceira colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio não está distante das líderes e, em alcance e no total de ouvintes únicos em 30 dias, a Jovem Pan FM tem o maior valor do rádio curitibano, com cerca de 745 mil.

Sequência com mais concorrência

A Ouro Verde Easy FM 105.5 (líder no formato adulto-contemporâneo) continua entre as maiores audiências da Grande Curitiba e segue posicionada próxima do top 3 em filtros gerais, com destaque para uma estabilidade em sua média de ouvintes por minuto e um bom crescimento em alcance, estando acima dos 430 mil em 30 dias.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/alternativa-rock) avançou e diminuiu a distância que a separa do top 3 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de manter uma diferença segura para a sequência do ranking FM. Em alcance, a Mundo Livre FM bateu uma marca histórica: primeira vez acima dos 400 mil em 30 dias.

Mais destaques

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) voltou a variar de forma positiva nos principais períodos da medição de audiência, estando mais próxima do top 5 do que da sequência do ranking FM. Também é destaque o crescimento em alcance da Caiobá FM, que voltou a superar a marca de 500 mil ouvintes em 30 dias, sendo este o quarto maior valor do rádio curitibano.

O 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Clube FM 101.5 (popular/hits) posicionada na sequência, com mais um crescimento de audiência, seguida de perto pela Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), rádio que também cresceu em sua média e está em alta em alcance (com mais de 438 mil, a 100.3 FM tem o quinto maior número de ouvintes únicos do mercado curitibano).

Entre as assinantes, as emissoras BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) e Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) fecham o top 10 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As duas FMs apresentaram crescimentos em audiência e também alcance. E essa é a estreia da Jovem Pan News no top 10 curitibano, rádio que foi inaugurada em março passado.

A Rádio T FM 104.9 (popular/hits) aparece logo na sequência, próxima do top 10 entre as assinantes no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop), outra novidade do dial FM curitibano, continua evoluindo em audiência e alcance, diminuindo a distância que a separa do top 10. 

Resumo dos destaques/mudanças:

- 98 FM cresce e acirra disputa pela liderança de audiência, posição defendida pela Massa FM
- Jovem Pan FM lidera em alcance e volta ao top 3 de audiência
- Mundo Livre FM crava sua melhor marca de alcance
- Jovem Pan News estreia no top 10 de audiência

Veja também:
> Panorama: Massa FM segue líder isolada em Curitiba. Jovem Pan FM avança no top 5 de audiência

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 31 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista noturna da Rua das Flores (Rua XV de Novembro), em Curitiba / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28567-panorama-massa-fm-e-98-fm-disputam-lideranca-de-audiencia-nos-detalhes-em-curitiba-jovem-pan-fm-lidera-em-alcance