Sexta-Feira, 06 de Janeiro de 2023 @ 07:46

Redes nacionais, estaduais e rádios locais movimentam dial FM nesta primeira quinzena de janeiro

São Paulo - Ritmo de mudanças e confirmações de novidades foram aceleradas a partir da segunda-feira (2). Alterações técnicas também chamam a atenção do mercado

Publicidade

Como de costume, o tudoradio.com amplia o monitoramento diário sobre mudanças no rádio brasileiro entre dezembro e janeiro. E, após uma virada de ano um pouco mais "calma", várias novidades foram anunciadas ou já implementadas em diferentes regiões do país. Estão envolvidas nas novidades marcas nacionais como Band FM, Rádio Mix FM, Antena 1, Feliz FM, além de regionais como Rádio T FM, Melphis FM, Mais Brasil FM, Tiradentes FM e também projetos locais, como Correio FM, João Pessoa FM e projetos a serem definidos. Acompanhe o que há de novo.

adstexto

Na virada de ano, o tudoradio.com relatou a estreia da Feliz FM 92.1 em São Paulo, o retorno da Rádio Laser FM 88.5 à Mogi das Cruzes (SP), troca de operação na FM 101.1 de Caraguatatuba (SP), surgimento da Big FM 88.7 no entorno do Distrito Federal e a saída da Rede Play FM em mercados como o de São Paulo e Uberlândia (MG). Na sequência, houve a confirmação da instalação da Band FM 99.9 no Triângulo Mineiro, em substituição à Play FM.

No caso da 99.9 FM do Triângulo Mineiro, existem dois pontos de destaque: além da confirmação da chegada da Band FM ao canal, com implantação da marca ainda em janeiro, a estação controlada pelo Grupo Bandeirantes teve autorização para mudar seu sistema irradiante de Araguari para Uberlândia. Ou seja, a FM terá seu sinal em FM fortalecido no principal centro econômico do interior de Minas Gerais.

Um caso similar foi observado no Vale do Paraíba (SP). A Antena 1 FM 89.3, emissora própria da Rede Antena 1, teve autorização para levar seu sistema irradiante de Santa Branca para São José dos Campos, isso após a ampliação de sua classe de operação. Essa é uma das novidades aguardadas para a rede de formato adulto-contemporâneo, marca que também deverá marcar as inaugurações oficiais das emissoras Antena 1 FM 91.5 de Santa Fé do Sul (SP) e Antena 1 FM 104.5 de Foz do Iguaçu (PR).

Ainda envolvendo redes nacionais, a Rede Mix de Rádio confirmou para a próxima semana a estreia da Rádio Mix FM 91.3 de Sobral (CE) e anunciou que contará com a Rádio Mix FM 89.1 de Janaúba (MG), estação que levará o nome de "Mix FM Norte de Minas". A rede paulista de formato jovem/adulto-pop ainda deverá contar com mais uma novidade em Santa Catarina, a ser anunciada nos próximos dias.

Regionais

Após surgir no Sul de Minas através das praças de Varginha e Três Corações e, na sequência inaugurar uma FM na Grande Campinas (SP), a novata Melphis FM iniciou nesta quarta-feira (4) a operação de sua terceira estação no interior mineiro: a Melphis FM 95.1 de Passa Quatro. Detalhe: a emissora também cobre parte do Vale do Paraíba (SP), com destaque para as regiões de Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Aparecida, Lorena e Cruzeiro. 

Além da nova FM, a Melphis FM também apresentou sua marca definitiva nesta semana, conforme indicado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. Vale também recordar que a Melphis FM 99.7 de Campinas é de formato jovem/adulto-pop, enquanto as emissoras mineiras atuam como popular/hits.

No Paraná, a Rede T de Rádios, liderada pela Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa, anunciou mais duas estações para esse início de 2023: Rádio T FM 91.1 de Ibaiti e Rádio T FM 97.7 de Palotina. As duas novas integrantes da rede ainda não foram implantadas e devem surgir neste primeiro trimestre. Vale recordar que a marca vem de expansão recente, e, com as duas novas FMs confirmadas, chegará a marca de 25 estações em operação no território paranaense.

Outra marca que também apresentou mudanças foi a Mais Brasil FM, com troca de nome e formato de programação. A primeira alteração foi vista em Brasília (DF), ainda em dezembro, quando a até então Mais Brasil News FM 101.7 foi convertida em Mais Brasil FM 101.7, indo do formato adulto-contemporâneo/jornalismo para popular/hits-jornalismo. Agora na primeira semana de 2023 o mesmo ocorreu com a emissora de Manaus (AM), através da Mais Brasil FM 95.1.

E ontem (5) o tudoradio.com noticiou a implantação da Rádio Tiradentes FM 97.1 de Belém (PA), uma concessão nova voltada à capital paraense. A emissora foi percebida pela primeira vez em 22 de dezembro do ano passado, mas fixou a operação a partir da última terça-feira (3), quando revelou seu nome e passou a transmitir sem interrupções. A rádio, que executa uma grade no formato adulto-contemporâneo, está em fase final de implantação e integra a Rede Tiradentes de Rádio, originada da Rádio Tiradantes FM 89.7 de Manaus (AM).

Locais

Ainda em Belém (PA), houve a publicação do Ato de RF (autorização para transmitir) da futura 98.9 FM. A estação é fruto do processo de migração AM-FM da até então Rádio Liberal AM 900, do Grupo Liberal. A estação está em fase final de implantação em FM e será classe A3 de operação.

Entre o Rio de Janeiro e a região serrana, a 107.1 FM encerrou sua operação como Rádio da Benção e passou a se identificar como "Rádio 107 FM", com chamadas que fazem expectativa para uma nova grade de programação. Porém, não há uma informação oficial sobre qual projeto ocupará a estação que parte com o seu sinal de Petrópolis.

Já em São Paulo, houve o anúncio da nova grade de programação da Top FM 104.1, de formato popular/sertanejo. A novidade veio acompanhada de uma reformulação da identidade visual da emissora, com alteração de seu logotipo.

E em João Pessoa (PB), a já em expectativa João Pessoa FM 97.7 (popular/hits), tem sua estreia oficial prevista para a próxima segunda-feira (9), conforme já antecipou o Mapa da Atualização do tudoradio.com. Integrante da Rede Paraíba, a estação será a primeira migrante AM-FM ativa na cidade.

Outra capital que poderá ter novidades em breve será Maceió (AL). A capital alagoana, que vem de uma estreia recente da Transamérica FM 102.7, deverá acompanhar o início dos trabalhos da Rádio Correio FM 100.7, migrante AM-FM da Rádio Correio AM 1200, ligada ao Sistema Correio de Rádio (AL), originada na cidade de Pilar. O Grupo conta com várias estações com o nome de "Rádio Correio" no interior alagoano, além da CBN FM 104.5 de Maceió.

Também ocorreu nesta primeira semana de 2023 a estreia da nova programação da Rádio Difusora Goiânia FM 95.5, estação de formato religioso/católico que migrou da faixa AM no final de 2022 em Goiânia (GO).

Já no litoral norte paulista, o Grupo 012, que passou a operar a 101.1 FM na virada do ano, deverá implantar um novo projeto de formato popular/hits a partir de Caraguatatuba (SP). A nova marca será oficializada nos próximos dias.

E na Grande Campinas (SP), a Louve FM 97.7 deve oficializar seu novo canal como a única sintonia do projeto de formato religioso/gospel na região, encerrando assim a sua operação através da 102.5 FM de Paulínia no próximo dia 10. A marca passou a ocupar a 97.7 FM de Amparo em dezembro.

Mais mudanças técnicas

Uma série de promoção de classes de operação foi percebida nessas últimas duas semanas, com várias FMs ampliando seus portes técnicos. Emissoras como CBN FM 97.1 de Goiânia (GO), CBN FM 101.9 de Palmas / Porto Nacional (TO), Antena 1 FM 101.7 de São José do Rio Preto / Onda Verde (SP), Massa FM 89.9 de Ji-Paraná (RO) e Rádio Alternativa FM 102.7 de Faxinal dos Guedes (SC) foram algumas dessas FMs que apresentaram ampliações de classes. Todos os registros foram feitos pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
+ Confira o Mapa da Atualização do tudoradio.com, que lista em detalhes as mudanças percebidas nos dials

Relacionadas:
> Ano novo começa com mudanças em FMs da Grande São Paulo e do Triângulo Mineiro
> Panorama: Rádio FM conta com mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2022
> Migração AM-FM poderá movimentar o dial FM de São Paulo já a partir de janeiro
> Class FM, Mais Brasil FM, Vibe Mundial e Rádio T FM são algumas das novidades na reta final de 2022

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28615-redes-nacionais-estaduais-e-radios-locais-movimentam-dial-fm-nesta-primeira-quinzena-de-janeiro