Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2023 @ 07:31

Panorama: Massa FM, Jovem Pan FM e Caiobá FM crescem em audiência na Grande Curitiba

Curitiba - Clube FM e BandNews FM também ampliam suas marcas. Novatas Jovem Pan News e Rádio Mix FM renovam suas melhores marcas

Publicidade

O ano começa com notícia positiva para o rádio na Grande Curitiba: o FM local registrou alta de audiência e também de alcance na pesquisa atual, comparando diretamente com a medição anterior. Os dados da Kantar IBOPE Media mostram que o rádio curitibano alcançou seu patamar mais elevado desde o final do primeiro semestre de 2022, mesmo com a presença da campanha eleitoral no banco de outubro. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2022):

adstexto

Líder um pouco mais isolada

Após um acirramento mais claro da disputa pela primeira colocação geral de audiência na Grande Curitiba, a Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) voltou a apresentar alta em seu índice nos principais períodos da medição, o que a deixou um pouco mais isolada no topo do ranking FM, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale destacar que a Massa FM mantém essa liderança de audiência desde o final do primeiro semestre de 2020. Já em alcance de ouvintes, a 97.7 FM está próxima da marca dos 680 mil em 30 dias.

Na sequência, a 98 FM 98.9 (popular/hits) aparece na segunda colocação geral de audiência na Grande Curitiba e segue próxima da líder geral. O destaque da emissora fica por conta de seu alcance de ouvintes, que está novamente acima da expressiva marca de 700 mil em 30 dias, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Já a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) manteve a tendência de alta que já era observada em seu índice de audiência e segue na terceira colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição obtida a partir da pesquisa passada. Detalhe: a Jovem Pan FM é líder geral em alcance na Grande Curitiba, com a marca histórica que supera 768 mil ouvintes em 30 dias. 

Na sequência, o top 5 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado pela Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo, FM que segue com uma de suas maiores marcas históricas em Curitiba) e Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa, também em patamar elevado de audiência para sua média histórica). 

A novidade fica por conta da Caiobá FM 102.3 (popular/hits), rádio que está se reaproximando do top 5 após mais um avanço em seu índice de audiência. Já em alcance, a 102.3 FM volta a superar a marca dos 510 mil ouvintes em 30 dias, fato que a mantém posicionada como o quarto maior valor do FM da Grande Curitiba neste quesito.

Mais destaques

A Clube FM 101.5 (popular/hits) é outra emissora que segue com uma trajetória de alta em audiência e alcance na Grande Curitiba, auxiliando diretamente na alta do FM local. Entre as assinantes da pesquisa, a estação tem o sétimo maior índice de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e o oitavo maior alcance de ouvintes.

Logo na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue em oitavo geral no ranking FM de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas detém o quinto maior alcance de ouvintes do rádio curitibano, acima dos 445 mil em 30 dias (apresentando alta nesse quesito).

Completam o top 10 do FM as rádios BandNews FM 96.3 (jornalismo) e Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes). Detalhes: a 107.1 FM, que conta com a sua atual programação desde março passado, renovou sua melhor marca de audiência e manteve a posição conquistada a partir da pesquisa anterior. Ela só não se aproximou mais da nona colocada devido ao aumento consistente visto no índice de audiência da BandNews FM.

A Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop) também foi um dos destaques da pesquisa ao renovar novamente a sua melhor marca de audiência, rádio que foi inaugurada em abril passado. Com isso, a FM aparece mais próxima da Rádio T FM 104.9 (popular/hits), esta que é a primeira na sequência do top 10 do ranking FM no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Resumo dos destaques/mudanças:

- Massa FM amplia audiência e fica mais isolada na liderança
- Jovem Pan FM cresce em audiência e mantém liderança geral em alcance
- Caiobá FM também cresce em audiência e se aproxima do top 5
- BandNews FM e Jovem Pan News se destacam ao crescerem em audiência, completando o top 10

Veja também:
> Panorama: Massa FM e 98 FM disputam liderança de audiência nos detalhes em Curitiba. Jovem Pan FM lidera em alcance

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28684-panorama-massa-fm-jovem-pan-fm-e-caioba-fm-crescem-em-audiencia-na-grande-curitiba