Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2023 @ 07:31

Marcas como Band FM, CBN, Antena 1, Norte FM estão envolvidas em mudanças no dial FM

São Paulo - Rádio Mix FM e R83 FM também devem movimentar o dial FM nos próximos dias

Publicidade

E segue movimentado o dial FM brasileiro neste mês de janeiro. Várias mudanças que haviam sido confirmadas publicamente foram concretizadas nos últimos dias. E outras, que foram anunciadas na hora que já estavam no ar em FM também movimentaram o mercado nesta segunda quinzena do mês. Ontem (22) a até então Mais Brasil FM deu seu último passo na transição para o seu novo projeto, adotando o nome Norte FM em Brasília (DF) e Manaus (AM). A segunda-feira também foi dia de estreia na Rede Band FM, rede que já vem de expansão na semana passada. Marcas como CBN, Antena 1, Rádio Mix FM e novidades, como a R83 FM, também estão entre as movimentações. Acompanhe:

adstexto

A rede liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo foi responsável por duas novidades no interior do país. Na sexta-feira (20) a marca passou a contar com a Band FM 89.7 de Piracicaba, importante centro econômico e populacional do interior paulista. E ontem (23) concluiu a implantação da Band FM 99.9 de Uberlândia (MG), praça que está entre as mais populosas do interior do país. A operação no Triângulo Mineiro é própria do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Outra movimentação de grupo ocorreu ontem (23) no Distrito Federal e também no Amazonas. A até então Mais Brasil FM, que vinha num processo de reposicionamento de seu projeto desde dezembro passado, quando era identificada como Mais Brasil News FM, concluiu essa fase de mudanças em suas emissoras de Brasília e Manaus. Já estão no ar as rádios Norte FM 101.7 (capital federal) e Norte FM 95.1 (no estado amazonense). As estações passam a ficar alinhadas com os demais veículos do Grupo Norte de Comunicação.

Antes, novamente na sexta-feira (20), a rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo passou a contar com sua 12ª estação em território paulista. Trata-se da Antena 1 FM 91.5 de Santa Fé do Sul, que reforçou a presença da marca no noroeste do estado. A FM vinha de um processo de implantação desde dezembro passado e concluiu o trabalho na noite da última quinta-feira (19), mas foi inaugurada oficialmente no dia seguinte.

Nos últimos dias, ouvintes entraram em contato com o tudoradio.com para relatar testes de sinal da R83 FM de Ribeirão Preto (SP), marca ligada ao Sistema Clube de Rádio. A emissora, que vai operar em 83.1 FM, deverá ter sua operação definida nos próximos dias, iniciando assim o seu trabalho voltado ao formato jovem/pop. O portal dará mais detalhes em breve sobre a nova FM do Sistema Clube.

Para os próximos dias, a Rede CBN deverá finalizar um extenso processo de mudança em Florianópolis (SC), este iniciado no começo do segundo semestre de 2022. Em julho, a marca passou a operar em 90.3 FM, estação fruto do processo de migração AM-FM da tradicional AM 740, estação que foi desligada em definitivo no último dia 17. Agora a CBN deverá encerrar a transmissão simultânea que ocupa a 91.3 FM da Grande Florianópolis, esta que está no ar desde novembro de 2020. 

Com a saída da CBN dos 91.3 FM no dia 31 de janeiro, a partir de 1º de fevereiro quem ocupará o canal será a Rede Mix de Rádio. A rede irá passar por um reposicionamento de suas operações entre o Litoral Norte catarinense e a Grande Florianópolis. Em resumo: a partir do dia 2 de fevereiro a região compreendida entre o litoral norte e a capital serão atendidas pelas emissoras Rádio Mix FM 102.3 (Vale Litoral SC, que antes se identificava como Florianópolis) e Rádio Mix FM 91.3 (esta que estará voltada para a capital).

Além dessas movimentações, foram observadas várias mudanças técnicas em estações, anúncios futuros de novas marcas e o surgimento de novas migrantes AM-FM, muitas ainda em formato experimental. Vale o destaque para a ampliação do porte técnico e troca de sintonia da atual Jovem Pan FM 107.7 de Itapetininga (SP), rádio que efetivou essa novidade a partir de sexta-feira (20) e apresentou um ganho considerável em sua área de abrangência. Entre as novas marcas está a Onda FM 101.1 de Caraguatatuba (SP), do Grupo 012. E sobre migrantes AM-FM, emissoras mineiras como Rádio Cultura FM 90.1 de Santos Dumont e Potência FM 92.5 de Juatuba são exemplos de novidades recentes no dial.

Todos os registros foram feitos pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. Confira a lista completa através do endereço: tudoradio.com/mapa.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país

Relacionadas:
> Levantamento: Ano começa com 930 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Redes nacionais, estaduais e rádios locais movimentam dial FM nesta primeira quinzena de janeiro

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28701-marcas-como-band-fm-cbn-antena-1-norte-fm-estao-envolvidas-em-mudancas-no-dial-fm