Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2023 @ 11:09

O Rádio Hoje | Levantamento mostra que rádio AM/FM impulsiona de forma significativa campanhas de instituições on-line

São Paulo – Segundo o estudo, rádio gera um alcance incremental significativo para os planos de mídia das universidades on-line

Publicidade

Atualizado - O estudo Mídia Cumulus, realizado pelo Westwood One Audio Active Group com a MARU/Matchbox examinou o tamanho dos segmentos de alunos em potencial e seus hábitos de mídia. O último estudo de agosto de 2022 incluiu 1.003 participantes e foi conduzido como uma segunda onda para um estudo de 2018 que explorou os hábitos de mídia entre os alunos em potencial. Segundo o levantamento divulgado no fim de janeiro, o rádio pode ampliar de forma significativa o alcance das universidades on-line, atingindo mais alunos, chegando a 84% dos adultos de 18 a 49 anos, enquanto a TV atinge apenas 61%. Nos EUA e no Brasil, universidades com ensino a distância costumam contar com o rádio em seus planos de mídia.

adstexto

Segundo o levantamento, os futuros alunos são compostos por dois grupos. “Talvez a educação online” representa os 22% dos adultos que podem considerar a educação online. Os “intencionados à educação online” são 23% dos adultos que estão definitivamente dispostos a considerar a educação online ou planejam começar a educação online no próximo ano.

Entre aqueles que estão definitivamente dispostos a considerar ou planejar começar a educação online no próximo ano, 74% estão entre 18 e 49 anos. Os anunciantes devem se concentrar em atingir essa faixa etária, pois é mais provável que eles se inscrevam em cursos ou universidades on-line. Entre os adultos que pretendem continuar os estudos presencialmente ou online, 80% estão na faixa etária de 18 a 49 anos.

De acordo com o Relatório de audiência total da Nielsen do segundo trimestre de 2022, o rádio AM/FM tem o maior alcance semanal entre adultos de 18 a 49 anos em comparação com outros tipos de mídia. O rádio AM/FM atinge 84% dos adultos de 18 a 49 anos todas as semanas, enquanto a TV atinge apenas 61%.

Considerando a parcela de uso pesado de mídia entre os possíveis alunos online, o estudo MARU/Matchbox revela que o plano de mídia ideal deve ser alocado nas seguintes proporções:

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do Westwood One

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28827-o-radio-hoje-levantamento-mostra-que-radio-amfm-impulsiona-de-forma-significativa-campanhas-de-instituicoes-on-line