Terça-Feira, 14 de Março de 2023 @ 13:18

O Rádio Hoje | Relatório de Audiência Total da Nielsen mostra que rádio AM/FM passou a TV entre duas faixas etárias nos Estados Unidos

São Paulo – Expectativa era que fenômeno ocorresse apenas em 2025

Publicidade

O Relatório de Audiência Total da Nielsen revelou que o rádio AM/FM dos Estados Unidos venceu contra a TV em audiências médias de 18 a 34 anos.  Entre as pessoas de 18 a 49 anos, o rádio AM/FM também supera a TV em audiência média e alcance semanal. O alcance semanal de 83% para pessoas de 18 a 49 anos do rádio AM/FM é significativamente maior do que os 59% da televisão. A cada semana, 41% dos norte-americanos de 18 a 49 anos não são alcançados pela TV ao vivo e com mudança de horário.

adstexto

Essa tendência já tinha sido observada por Duncan Stewart, diretor de Pesquisa, Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte que, em 2019, fez uma previsão surpreendente. Em 2025, ele previu, as audiências de rádio AM/FM ultrapassariam a TV entre 18 e 34 anos. A previsão de Stewart ocorreu quatro anos antes.

No ano passado, o Relatório de Audiência Total da Nielsen revelou que o rádio AM/FM venceu contra a TV em audiências médias de 18 a 34 anos. De acordo com o Relatório de audiência total do terceiro trimestre de 2022 da Nielsen, a audiência média do rádio AM/FM para pessoas de 18 a 49 anos é agora 3% maior do que a televisão.

O rádio AM/FM dos Estados Unidos alcança +41% mais pessoas de 18 a 49 anos do que a televisão ao vivo e com mudança de horário. 18-49 horas diárias gastas em TV e rádio AM/FM agora estão virtualmente empatadas. 

Enquanto um grande número de americanos abandonou a TV tradicional pelo streaming, o rádio AM/FM continua sendo a plataforma de áudio dominante. De acordo com o “Share of Ear” do quarto trimestre de 2022 da Edison Research, o rádio AM/FM tem uma participação massiva de 73% do áudio suportado por anúncios nos EUA. As quotas de audiência de rádio AM/FM são mais de 15 vezes maiores do que o Pandora suportado por anúncios e 18 vezes maiores do que o Spotify suportado por anúncios.

Principais conclusões:

- O público médio das rádios AM/FM de 18 a 49 anos supera a TV ao vivo e com time shift em +3%, uma estreia histórica
- O alcance da TV entre pessoas de 18 a 49 anos caiu -28% e o tempo gasto assistindo diminuiu -56%
- A erosão linear da audiência da TV é alimentada pelo corte de cabos e streaming
- O rádio AM/FM tem uma participação dominante de 73% do áudio suportado por anúncio

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do Westwood One

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28968-o-radio-hoje-relatorio-de-audiencia-total-da-nielsen-mostra-que-radio-amfm-passou-a-tv-entre-duas-faixas-etarias-nos-estados-unidos