Segunda-Feira, 28 de Dezembro de 2009 @ 07:54

Curiosidade: Canais próximos causam interferências no interior do Paraná

 Maringá – Novas concessões causaram conflitos de sinal em algumas cidades do interior do Paraná

Publicidade

 As concessões de rádio comercial liberadas nos últimos anos movimentaram o mercado radiofônico do interior do Paraná. Novas oportunidades de negócio em mídia surgiram em cidades com cerca de 13 mil habitantes, porém no ponto de vista técnico congestionaram o espectro radiofônico de vários municípios. 

 
A “culpa” não é dessas emissoras que tem o direito de operarem, assim como essas praças precisam de FMs comerciais, porém existem muitas estações próximas em freqüências, enquanto outras faixas são verdadeiros vazios. A organização das frequências é realizada pela Anatel, que também leva em consideração os demais serviços de radiofrequência. 
 
No caso da região entre Campo Mourão e Ivaiporã, muitas FMs de longo alcance estão próximas uma das outras. O melhor exemplo é da Musical FM 100.9, rádio potente de Campo Mourão que fica “espremida” em algumas cidades pelas presenças das rádios Ivaiporã FM 100.7 e Vale FM 101.1 (São João do Ivaí).  
 
A Vale é nova na região e também impede um avanço mais claro da Jovem Pan 2 FM 101.3 de Maringá em vários municípios nos arredores de São João do Ivaí. A situação é praticamente a mesma entre as rádios Pé Vermelho FM 100.3 de Barboza Ferraz e a Louvor Eterno FM 100.5 de Mandaguari. A história também se repete entre as FMs Terra FM 94.7 de Campo Mourão e Panorama FM 94.9 de Moreira Sales.
 
A topografia da região e a boa estrutura técnica da maioria das FMs do interior do Paraná auxilia a propagação desses sinais, aumentando as opções no dial, mas congestionando o espectro. 
 
Vale a pena conferir as listagens do Norte do Paraná. Clique aqui e saiba mais.
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/3109-curiosidade-canais-proximos-causam-interferencias-no-interior-do-parana