Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2009 @ 14:05

89 FM volta a ser uma marca exclusiva da capital paulista

 São Paulo – Fim da 89 FM de Campinas deixa a 89 FM como uma rádio exclusiva de São Paulo

Publicidade

 Com o fim da 89 FM 89.3 para a estréia da sertaneja Nativa FM em Campinas, a marca “89 FM” volta a ser uma exclusividade de São Paulo. A 89.1 da capital paulista passou por um processo de matriz de rede durante a fase “A Rádio Rock”, transmitindo sua programação via-satelite e também repassando suas orientações artísticas para várias afiliadas em cidades importantes, além das FMs próprias em Campinas e Sorocaba. 

 
Logo depois do fim da “era rock” da 89 FM em 2006, a emissora largou o formato de rede que tinha adotado, visando apenas o trabalho local de São Paulo. As afiliadas da Rede Radio Rock seguiram seu rumo, independente dos planos da 89 FM. Quem permaneceu sobre a orientação da 89 foram as rádios 103.9 FM de Sorocaba e a 89.3 FM de Campinas.
 
A 103 FM tinha vida própria. Era jovem, mas possuía trabalhos locais mais fortes do que qualquer orientação artística vinda da matriz de São Paulo, ou seja, praticamente seguia sozinha até o anuncio de seu fim, no inicio do segundo semestre deste ano, sendo arrendada para a Deus é Amor. Já a 89 FM era uma espécie de “clone” da 89 paulistana, seguindo a risca o trabalho feito na capital.
 
Somente alguns programas da 89 FM eram repassados para as emissoras de Campinas e Sorocaba. A 103 tinha mais liberdade na questão musical, enquanto a 89 de Campinas mantinha a mesma linha da 89 de São Paulo. 
 
Os encerramentos dessas emissoras no interior não deverão influenciar os trabalhos feitos na capital paulista, nem a marca da FM. Em São Paulo a 89 FM briga para recuperar o posto de vice-líder no segmento jovem, além de crescer em audiência visando uma possível briga pela liderança.
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/3125-89-fm-volta-a-ser-uma-marca-exclusiva-da-capital-paulista