Quinta-Feira, 28 de Dezembro de 2006 @ 00:05

103.1 FM: a primeira da rede Jovem Pan 2

Campinas  – Uma curiosidade para os radionautas. A primeira afiliada da rede Jovem Pan 2 não está em Curitiba, Rio e muito menos no Recife. Durante programação normal, locutor resgata essa curiosidade
Publicidade
Durante a programação musical da Jovem Pan 2 no dia 23 de dezembro, alguém lembra qual das afiliadas da Pan foi a primeira a entrar em rede com a 100.9 FM de São Paulo. E 1994 a rádio paulistana iniciava seu projeto de criar uma rede via-satélite destinada ao público jovem. A primeira afiliada da Pan ainda está no ar e mantém uma grande estabilidade. É a FM 103.1 MHz de Piracicaba, interior paulista.

Logo depois da inauguração da Pan em Piracicaba em 103.1 MHz, a rádio acabou expandindo sua rede para outras cidades, como Curitiba, Rio, Recife, entre outras. O grande “boom” foi em 1995 com a estréia de afiliadas como Belo Horizonte, Campinas, entre outras.

A Jovem Pan 2 Piracicaba não possui um bom alcance regional. A rádio pode ser sintonizada apenas em cidades vizinhas como Santa Bárbara do Oeste, Americana, Rio Claro, Limeira, São Pedro, entre outras. A vantagem é que essa região é composta por cidades populosas, inclusive Piracicaba que possui mais de 300 mil habitantes.

Agora a Jovem Pan 2 de Piracicaba não está sozinha na região Ao norte da cidade a rede possui afiliadas em São Carlos (também uma das primeiras da rede, operando em 90.7 mas atualmente em 96.9) e Araraquara (95.7). Rumando para o oeste, a Pan possuí uma afiliada em Barra Bonita, na freqüência de 97.7 MHz. Mais próximo estão duas Jovem Pan 2, uma em Mogi Guaçu (88.1) e outra em Campinas (89.9). Não tão distante estão as emissoras de Sorocaba (91.1), Capão Bonito (90.7) e a matriz da rede (São Paulo em 100.9).

O interior paulista é um ótimo lugar (estratégico) para as redes crescerem. É necessário buscar a consolidação da marca nesses centros de São Paulo. Assim fizeram as redes Band FM, Mix, Rede Aleluia, Antena 1, entre outras (todas possuem um bom número de retransmissoras no interior). Durante a década de 90 a Transamérica também investiu nessa expansão pelo interior paulista, conquistando emissoras (extintas) em Piracicaba (97.1), São José dos Campos (91.5), Sorocaba (1027), Ribeirão Preto (92.3), São José do Rio Preto (99.5), Araçatuba (96.3), Amparo (98.3), entre outras localidades.

Para mais detalhes sobre as emissoras da Pan, clique aqui.


Por Daniel Starck – 28/12/2006
[email protected]



Nota: Programação de fim de ano (entre os dias 23/12 e 03/01)

O Tudo Rádio.com manterá as atualizações até o dia 23 de dezembro. Entre os dias 23/12 e 03/01 o portal continuará funcionando com todos os serviços disponíveis, porém o Radionews contará apenas com uma notícia por dia devido esse período de recesso.

O radionauta pode ficar tranqüilo já que o Tudo Rádio.com promete que continuará nesse período informando todos os visitantes sobre o que acontece no mundo do rádio nacional! Dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail
[email protected]

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/327-1031-fm-a-primeira-da-rede-jovem-pan-2