Terça-Feira, 16 de Março de 2010 @ 07:36

Correção: Transamérica Light deixa o Rio Grande do Sul

Rosário do Sul – Rede saiu aos poucos após uma longa trajetória no estado

Publicidade

A Rede Transamérica Light deixou de vez o estado do Rio Grande do Sul, após muitos anos de operações e trajetórias distintas por vários mercados gaúchos. A 97.9 FM de Rosário do Sul não é mais afiliada da rede adulta do grupo paulista, a Transamérica Light. As três portadoras (Pop, Hits, Light) passaram por vários mercados gaúchos.

No inicio da década de 90 a Rede Transamérica chegou ao Rio Grande do Sul através de sua forte expansão nacional, levando ao ar a programação jovem que consagrou a rede paulista. A primeira parada foi os 91.3 FM de Porto Alegre, porém a emissora não manteve a afiliada por muito tempo. Logo depois a rede operou com êxito em Santa Maria (105.7 FM), Uruguaiana (96.9 FM), Santo Ângelo (104.7 FM), Gramado (95.3 FM) e Novo Hamburgo/Grande Porto Alegre (90.3 FM).

Com a queda apresentada de forma nacional pela grade jovem da Transamérica no final da década de 90, várias afiliadas em todo o país se desligaram da rede, inclusive as emissoras gaúchas. Logo depois do fim da parceria com a 90.3de Novo Hamburgo, a Transamérica Pop retornou à Grande Porto Alegre através da 95.5 FM de Charqueadas. Tenente Portela (100.7 FM) também passou pela rede paulista.

A 95.3 FM de Gramado seguiu como Transamérica, mas alterou sua programação “pop” e promoveu a estréia da adulta Transamérica Light no Rio Grande do Sul. Mais tarde essa mesma rede chegaria a região de Lajeado e Rosário do Sul. A Transamérica Hits também teve uma forte presença no estado, com emissoras nas proximidades de Lajeado e Glorinha (Grande Porto Alegre).

Como a presença da Transamérica no Rio Grande do Sul ficou restrita a uma parceria entre a rede paulista e a Rede Dial de Comunicação, a decisão de dar novos rumos as emissoras que pertencem a este grupo gaúcho minaram a presença da marca Transamérica no estado. Rosário do Sul, segue ligada a Transamérica, porém executando a portadora popular da rede paulista, a Transamérica Hits.

A presença de redes em diferentes estados nacionais oscila conforme o momento da emissora e também ao trabalho local executado na praça do afiliado. No Rio Grande do Sul, outras emissoras nacionais em rede completam mais de 10 anos de parceria, como são os casos das duas afiliadas da Jovem Pan 2 no estado. A Band FM também possui longas parcerias através de estações em Santana do Livramento e São Gabriel.

Nos últimos anos a Transamérica Hits está em expansão e deverá apresentar novidades no Sul do país a partir dos próximos meses, assim como ocorreu em Rosário do Sul.

Clique aqui e veja a listagem de rádios do Rio Grande do Sul
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/3465-correcao-transamerica-light-deixa-o-rio-grande-do-sul