Quarta-Feira, 31 de Março de 2010 @ 15:11

Curiosidade: Capivari, o ?pólo radiofônico? do interior do Brasil

Campinas – Cidade da região de Piracicaba é atingida por mais de 60 FMs

Publicidade

O Tudo Rádio.com inicia o mês de abril com uma curiosidade. Hoje os leitores do portal vão conhecer uma cidade do interior paulista que pode ser considerada um dos “pólos radiofônicos” do Brasil, devido a intensa presença de FMs que podem ser captadas em várias áreas do município. A posição geográfica de Capivari possibilita que mais de 60 FMs atinjam a cidade.

A diferença de Capivari com outros “pólos de sintonia radiofônica” é a intensidade dos sinais captados, além de não haver necessidade de propagações para manter elevado o número de sintonias possíveis. As leituras foram realizadas através de receptores comuns, como rádios de carro com antena externa comum e também aparelhos celulares com recepção de ondas FMs.

O “dial” de Capivari é atingido por emissoras em FM de Piracicaba, Campinas, Sorocaba, Americana, Jundiaí e até mesmo São Paulo. As FMs da capital paulista que alcançam o município são aquelas que encontram espaços livres no dial de Capivari, ou seja, não sofrem com interferências de estações que estão mais próximas do município.

São mais de 60 FMs sintonizáveis no município, a maioria com recepção considerada de boa qualidade. Para captar com mais facilidade essas rádios é necessário um rádio mais sensível, ou seja, que não “espalhe” os sinais mais fortes em várias frequências. Manter uma distancia razoável em relação à torre da Raízes FM 98.7 também auxilia na recepção de mais rádios (a Raízes é a FM comercial de Capivari).

Confira a localização de Capivari, situação que auxilia nesse quadro de recepção (distâncias em linha reta): Indaiatuba (31km), Piracicaba (32km), Americana (33km), Itu (36km), Campinas (46km), Limeira (48km), Sorocaba (56km), Jundiaí-Serra do Japi (65km) e São Paulo-Av. Paulista (107km).

Veja a localização de Capivari no Google Maps. Clique aqui.

Acesse a listagem de rádios FMs captadas em Capivari (SP): lista com as melhores recepções / lista com todas as recepções
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/3549-curiosidade-capivari-o-polo-radiofonico-do-interior-do-brasil