Quarta-Feira, 18 de Agosto de 2010 @ 17:04

SET 2010 | Empresa cria serviço que transcreve conteúdo de rádios em tempo real

São Paulo ? Tecnologia será apresentada durante a SET Broadcast & Cable 2010

Publicidade
Uma novidade para o mercado radiofônico será lançada na próxima SET Broadcast & Cable, um dos maiores eventos de tecnologia em equipamentos e serviços para engenharia de televisão, radiodifusão e telecomunicações da América Latina, que permitirá que qualquer pessoa, principalmente deficientes auditivos, acompanhe as notícias veiculadas pelas rádios em formato de texto pelo celular ou internet. O Rádio Texto converterá o conteúdo das emissoras em informações transcritas para portadores de celulares e internautas.

O serviço tem semelhanças com o Closed Caption ou legenda oculta, já disponível em televisores e foi incrementado para os "ouvintes" de rádio. A Steno, uma das 120 empresas participantes da SET é a criadora da tecnologia chamada Rádio Texto. O serviço torna possível a leitura de todo o conteúdo oferecido pelas emissoras de rádio pela internet ou celular.
 
Além de proporcionar acessibilidade a milhares de deficientes auditivos, o Rádio Texto também será interessante para os mais variados segmentos da sociedade, tais como jurídico, governamental, financeiro, que se beneficiarão pela precisão e rapidez com que as informações são transcritas, tornando possível uma análise mais profunda do que foi falado. Outro benefício que será possível com o novo serviço é a transcrição das informações transmitidas pelas rádios em inglês e espanhol, permitindo que estrangeiros acessem o conteúdo gerado pelas radio difusoras nacionais, em tempo real.

Ao que tudo indica os celulares serão os responsáveis por transmitirem as informações de forma imediata e mais abrangente, deixando que a Internet cuide do conteúdo mais completo. Segundo a empresa, já existem operadoras e fabricantes de telefones trabalhando no desenvolvimento de uma interface direta, o que possibilitará a qualquer usuário de celular, mesmo os que não possuem acesso à Internet, receberem as notícias transmitidas pelas rádios.

A SET Broadcast & Cable terá a sua 19ª edição, entre os dias 25 e 27 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/4166-set-2010-empresa-cria-servico-que-transcreve-conteudo-de-radios-em-tempo-real