Segunda-Feira, 06 de Dezembro de 2010 @ 11:13

Falece pioneiro do setor de comunicações do Norte Paraná

São Paulo ? Morreu o empresário Samuel Silveira estava com 91 anos
Publicidade

Faleceu ontem em São Paulo um dos principais nomes do rádio do sul do Brasil. Samuel Silveira estava com 91 anos e foi um dos responsáveis pela criação da Rádio Cultura AM 1390, além da TV Cultura (atual RPC TV, afiliada TV Globo) e do jornal O Diário do Norte do Paraná, todos estes veículos instalados em Maringá. O empresário estava internado no Hospital Sírio Libanês na capital paulista, onde passou por uma cirurgia nos rins.

O profissional de comunicação Samuel Silveira foi responsável pela implantação da primeira emissora de rádio da região Norte do Paraná, fundada em 1951. A emissora segue no ar e é um dos principais veículos de comunicação do Sul do país, com uma programação jornalística, popular e esportiva. A rádio já foi também uma das afiliadas da rede nacional controlada pela Jovem Pan AM 620 de São Paulo.

A Cultura AM possui uma curiosidade importante. Fundada em 15 de junho de 1951, a rádio foi instalada em Maringá antes mesmo que a cidade virasse um município. Na época de inauguração da estação, Maringá era um distrito de Mandaguari, sendo elevada à categoria de município no mesmo ano de fundação da emissora.

O velório foi realizado no Funeral Home, em São Paulo. O corpo de Silveira será cremado ainda hoje, dia 6 de outubro. A cerimônia está marcada para as 15h00, no Crematório da Vila Alpina (também na capital paulista). Ele deixa esposa, três filhas, além de quatro netos e duas bisnetas.

Clique aqui e ouça as emissoras de Maringá, inclusive a Cultura AM

Colaboração de Cassiano Silvério


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/4706-falece-pioneiro-do-setor-de-comunicacoes-do-norte-parana