Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2011 @ 09:12

Scalla é sintonizada com facilidade no litoral paulista

São Paulo - Emissora foi sintonizada com facilidade na Baixada Santista
Publicidade
Atualização (12h16) - Segundo o técnico do Tudo Rádio, Diórgenes Lopes, o sistema irradiante da Scalla FM 102.9 está ao lado da torre da Bandeirantes FM 90.9, na Rodovia dos Imigrantes, próxima à Serra do Mar. Essa localização possibilita o sinal da rádio na capital e no litoral.


A Scalla FM 102.9 de São Paulo segue como um dos assuntos mais comentados entre profissionais e ouvintes de rádio. A emissora ressurgiu na capital paulista nos últimos dias de 2010 através de uma frequência inédita até aquele momento em São Paulo. A novidade em 2011 é que a emissora passou a ser sintonizada na Baixada Santista, também através da frequência 102.9 FM.

Controlada pela Rede Mundial, o sinal da 102.9 FM é considerado de qualidade local em praticamente toda a cidade de São Paulo, também sendo sintonizada com facilidade nas cidades da região metropolitana da capital paulista. A única FM legalizada a operar em 102.9 FM próxima da capital paulista é uma concessão do município de Cubatão, localizado na Baixada Santista, próximo ao litoral de São Paulo (dados do plano de distribuição de canais da Anatel, agencia que regulamenta a radiodifusão nacional).

Nos últimos dias o Tudo Rádio recebeu relatos de ouvintes que sintonizaram com facilidade a programação adulta da Scalla FM em Santos e no Guarujá, indicando que a 102.9 FM possa estar sendo transmitida a partir do ponto original de sua concessão, ou seja, Cubatão. As demais rádios legalizadas a operar em 102.9 FM no estado de São Paulo são estações de Campos do Jordão, Amparo, Borborema, Capão Bonito e Rincão (essas duas últimas ainda não estão em operação).

No extremo da Zona Leste de São Paulo e cidades localizadas próximas a Mogi das Cruzes, existe um conflito de sinal entre a Scalla e a Band Vale FM 102.9, emissora potente instalada em Campos do Jordão e com cobertura em todo o Vale do Paraíba. Já na região central de São Paulo o sinal da Scalla prevalece. No início da tarde de ontem a Scalla teve seu sinal interrompido de forma momentânea no litoral.

O município de Cubatão está localizado cerca de 11km da região central de Santos e 43km da Avenida Paulista (São Paulo). Entre a cidade da Baixada Santista e a capital existe um ?paredão? de serra com áreas que oscilam entre 700 a 800 metros de altitude (o centro de Cubatão está a 5 metros de altitude). Porém o município de Cubatão possui áreas acima dos 700 metros de altitude, divisa com São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). O sistema on-line da Anatel não determina a localização exata da torre da 102.9.

O assunto também foi comentado pelo portal Mídia Clipping, que contou com o auxilio de outros ouvintes/visitantes que sintonizaram a rádio no litoral.

Escutar Clique aqui e ouça a Scalla FM através do Tudo Rádio


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/4993-scalla-e-sintonizada-com-facilidade-no-litoral-paulista