Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2011 @ 17:06

Uma das rádios mais antigas de Santa Catarina completa 70 anos

Joinville – Difusora de Joinville foi inaugurada em 1º de fevereiro de 1941

Publicidade

A rádio Difusora AM 1480 de Joinville completou 70 anos de operação no dia 1º de fevereiro. A rádio é considerada a mais antiga de Joinville, a segunda mais antiga de Santa Catarina e a quinta do Brasil. Atualmente e emissora é mantida pela Comunidade Católica Arca da Aliança, da Diocese de Joinville.

A Arca da Aliança é uma associação sem fins lucrativos, decretada como entidade de utilidade pública municipal e estadual e está à frente da emissora desde setembro de 2005. A rádio dedica a maior parte de sua  programação à propagação católica.

A Difusora foi fundada por Wolfgang Brosig, neto de Otto Boehm (dono do “Kolonie Zeitung”). Foi ele quem montou o primeiro transmissor no porão da casa dos pais na rua Pedro Lobo – onde hoje é o Shopping Mueller. Os pais, por sinal, foram os primeiros ouvintes da emissora.

A emissora sempre se empenhou em transmitir grandes eventos ao vivo. Ela foi uma das primeiras emissoras a colocar repórteres com telefone sem fio em campos de futebol.

Um dos profissionais mais notáveis foi Mário Hüttl, morto em 2010, que atuou durante 59 anos na emissora. Hüttl começou a carreira na Rádio Difusora em 1952, como operador de transmissão. Seis anos depois foi para a frente do microfone, onde fez sucesso com sua voz rouca e sonora, puxando para o sotaque alemão.

Com informações do jornal Notícias do Dia

Colaboração Luiz Fernando

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/4997-uma-das-radios-mais-antigas-de-santa-catarina-completa-70-anos