Sexta-Feira, 01 de Junho de 2007 @ 00:00

Exclusivo: O rádio digital movimenta Brasília

Brasília – Confira em detalhes o que foi discutido sobre o rádio digital no Brasil. Saiba mais sobre o 24º Congresso da Radiodifusão Brasileira, cobertura exclusiva do Tudo Rádio.com
Publicidade
Um painel sobre o rádio digital, foi realizado ontem no congresso e reuniu especialistas para debater a implantação da tecnologia no Brasil. Entre os presentes Acácio Costa, representante da Aliança Brasileira para o Rádio Digital, André Barbosa Filho, assessor da Casa Civil, Perry Priestlet, diretor da empresa Ibiquity e Roberto Pinto Martins, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. O debate foi mediado por Ronald Siqueira Barbosa, consultor técnico da Abert. "Este painel representa o esforço da ABERT em disseminar conhecimento e novas tecnologias no setor", disse Siqueira Barbosa.

A empresa norte-americana Ibiquity é uma das referências em rádio digital no mundo. Priestley veio ao 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão para explicar ao setor como a nova tecnologia irá revolucionar o mercado nacional. "Vários países no mundo também estão em fase de implantação da rádio digital. Se o Brasil demorar a agir, a radiodifusão ficará defasada", alertou.

Priestley também mostrou exemplos de como o mercado americano se beneficiou com a tecnologia e como o Brasil se aproveitará com a rádio digital. "Coisas simples como poder ver o nome do artista no visor e a excelente qualidade de som encantam o consumidor. O mercado irá se expandir, principalmente no público jovem", afirmou o diretor da Ibiquity. Sobre o prazo de implantação da tecnologia no país, Priestley foi enfático: "o consumidor tem a tendência de aderir às novidades tecnológicas. Ou o rádio passa para o mundo digital, ou será a falência do setor".


Rádio digital : A nova era do Rádio

O rádio digital é um dos principais temas discutidos este ano no congresso da Abert. O coordenador da Aliança do Rádio Digital, Acácio Costa, afirmou ontem no 24º Congresso Brasileiro de Radiodifusão que a instalação da rádio digital é importante para fazer frente às novas mídias, pois a portabilidade do rádio está sendo ameaçada pela Internet e até pela televisão. "Estamos recebendo uma geração que não escuta rádio porque só ouve Ipod. Alguns jovens mal conhecem o rádio, portanto devemos investir em qualidade", afirmou Acácio.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado de emissoras de rádio do mundo – aproximadamente 3668 rádios comerciais registradas, número que não contabiliza as rádios comunitárias. O veículo sempre foi um formador de opinião e faz parte do cotidiano das pessoas.

Acácio Costa aproveitou a oportunidade e pediu apoio aos radiodifusores para que participem do projeto Inter-Meios - iniciativa conjunta do jornal Meio e Mensagem e dos principais meios de comunicação brasileiros – como forma de levantar em números reais o volume publicitário em mídia no Brasil. "Só assim poderemos medir o alcance de nosso trabalho junto ao público", finalizou.


Confira mais informações sobre o congresso em Brasília:
31.05 - Novo sistema de rádio pública é lançado por Franklin Martins
31.05 - Rádios piratas na mira do ministério das comunicações
31.05 - Convergência digital recebe críticas
31.05 - Em pauta o Rádio Digital
31.05 - Rádio digital : A nova era do Rádio
30.05 - 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão em pauta
30.05 - Lula destaca papel dos meios de comunicação no fortalecimento da democracia
30.05 - Lula apóia a flexibilização da Voz do Brasil
28.05 - 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão acontece a partir de amanhã em Brasília


por Tiago Alves - 01/06/2007
[email protected]




Nota:   Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/570-exclusivo-o-radio-digital-movimenta-brasilia