Sexta-Feira, 05 de Agosto de 2011 @ 13:00

Juiz proíbe rádio de citar supostas em irregularidades em Rondônia

Porto Velho - Magistrado proíbe emissora de citar nome de empresa supostamente envolvida em irregularidades

Publicidade

O juiz José Jorge Ribeiro da Luz, da 5ª Vara Cível de Porto Velho, proibiu a Rádio Cultura FM 107.9 de Porto Velho de citar uma empresa supostamente envolvida em irregularidades na construção do Centro Político e Administrativo de Rondônia, o CPA.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
  

A decisão atinge também o programa A Voz do Povo e o radialista e advogado Arimar Souza de Sá. Por ordem do magistrado, a Cultura está proibida de citar o nome da empresa Engecom Engenharia, relacionando-a a qualquer possível irregularidade na construção do CPA, cujas obras foram paralisadas devido à irregularidades.

Na liminar, o juiz afirma que não se trata de censura e cita um trecho recorrente em suas decisões anteriores sobre a interferência do Judiciário no trabalho da imprensa rondoniense. “Não se trata de coibir ou tentar coibir os direitos de informações por parte da imprensa, quer seja escrita, televisada ou até pelos meios de comunicação pela rede mundial de comunicações via internet. Penso que o que se pode exigir é que todas as informações levadas ao público consumidor sejam idôneas e devidamente divulgadas após serem consideradas definitivas e caso não o sejam, que contenham a informação da precariedade delas. Infelizmente não é o que ocorre com parte de órgãos da imprensa em nosso país. Mas penso que é assim que deveria ocorrer. O que vemos, em alguns casos, é que a mídia coloca informações ao público que em algumas ocasiões não correspondem à verdade absoluta dos fatos que divulga. É verdade que em alguns casos há a retificação, mas o mal já foi feito com a divulgação de matéria não inidônea”.

Segundo a decisão, o não cumprimento da presente DECISÃO implicará aos réus em multa de R$ 3 mil reais “por cada (sic) informação divulgada em descumprimento...”

Com informações do site Tudo Rondônia

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/5915-juiz-proibe-radio-de-citar-supostas-em-irregularidades-em-rondonia