Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2011 @ 06:56

Vitrine FM apresenta novidades técnicas na divisa entre Paraná e Santa Catarina

Rio Negrinho ? Emissora adota sistema RDS e aguarda aumento de potência
Publicidade
Várias emissoras entre o Paraná e Santa Catarina seguem realizando investimentos técnicos para melhorar suas respectivas áreas de cobertura. Recentemente a Vitrine FM 91.7, estação instalada no pequeno município catarinense de Rio Negrinho, apresentou modificações técnicas importantes, visando a ampliação de seus trabalhos entre Santa Catarina e o Paraná. O primeiro passo de investimentos já foi concluído pela estação.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

Segundo informações da própria diretoria da Vitrine FM, a emissora já está operando com o sistema RDS, tecnologia que permite o envio de textos curtos aos receptores dos ouvintes que dispõe dessa função. O sistema está cada vez mais difundido, estando presente em rádios instalados e carros e também em celulares com recepção FM vendidos a preços populares. A Vitrine FM é a única FM do extremo norte catarinense a disponibilizar essa função.

O próximo passo de investimentos técnicos que será feito pela emissora será a ampliação da área de cobertura da Vitrine FM, podendo futuramente atingir mais praças do norte de Santa Catarina e sul do Paraná. A emissora aguarda a liberação da Anatel (órgão que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão brasileira) para poder realizar essas alterações. Dependendo da condição climática já é possível sintonizar a Vitrine em pontos específicos de Curitiba e região metropolitana.

A Vitrine pertence ao mesmo grupo de comunicação que controla a Dimensão FM 107.1 da Lapa (Paraná), rádio que é sintonizada na Grande Curitiba, Campos Gerais (região de Ponta Grossa) e também deverá receber melhorias técnicas.

Sobre o sistema RDS, outras emissoras do norte catarinense dispõe dessa tecnologia, mas são estações que não focam os mercados de Rio Negrinho e Mafra. É possível receber mensagens de texto das seguintes rádios do norte catarinense: 105 FM 105.7 de Guaramirim, Studio FM 99.1 de Jaraguá do Sul, Super Nova FM 101.9 de Massaranduba, Mais FM 103.1 de Joinville, 107,5 FM 107.5 de Joinville e 89 FM 89.5 de Joinville. Já para os lados de Curitiba boa parte das FMs da capital paranaense utilizam essa tecnologia.


Escutar Saiba detalhes sobre como funciona o sistema RDS (Radio Data System)

Escutar Clique aqui para ver e ouvir a lista de rádios sintonizadas no norte de Santa Catarina

Escutar Clique aqui para ver e ouvir a lista de rádios sintonizadas nos arredores de Curitiba

Escutar VÍDEO - Assista o vídeo que mostra a captação de FMs no norte de Santa Catarina


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/5942-vitrine-fm-apresenta-novidades-tecnicas-na-divisa-entre-parana-e-santa-catarina